Já dizia Martin Luther King Jr., um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo: "Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele". Racismo, discriminação, desigualdade social, exclusão do negro na sociedade, religião e cultura afro-brasileiras são temas discutidos especialmente na data de hoje, porém, a violência cultural, psicológica e física é sofrida pelos negros todos os dias. 

Vinte de novembro é o Dia da Consciência Negra, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, em Pernambuco. Ele foi um escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão. A data foi oficializada em 2011 através da Lei 12.519, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em território nacional. 

A data não é considerada feriado nacional, mas segundo dados da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial(SEPIR), de 2018, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão são os seis estados em que dia 20 de novembro é feriado. 


O último dos líderes do Quilombo dos Palmares


Assassinado aos 40 anos de idade, em 1695, pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho e decapitado, com sua cabeça exposta em uma praça pública de Recife, Zumbi foi um negro que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. 

Nascido livre no Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas e filho de africanos escravizados, aos 15 anos foi morar onde nasceu e batalhou para que o quilombo - habitação de negros fugidos - não fosse destruído pelos colonizadores. Palmares era o refúgio dos escravos fugitivos de engenhos das Capitanias de Pernambuco e da Bahia. O quilombo transformou-se em centro de resistência dos escravos negros que escaparam do trabalho forçado no Brasil.

Dezoito campanhas foram realizadas para destruir absolutamente o Quilombo dos Palmares e escravizar os negros, usados pelos senhores de engenho para a produção açucareira, mas foi pelas mãos do bandeirante Domingos Jorge Velho, que Zumbi dos Palmares foi assassinado, sendo o último líder dos Palmares. Logo após, o Quilombo também teve fim. 


A cultura negra é essencial para a formação da identidade brasileira

A cultura africana é muito presente no Brasil e tem profundo impacto político no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Algumas referências:

Na música: Samba - que dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval - , Maracatu, Congada, Cavalhada e Moçambique;

Na religião: Candomblé e Umbanda;

Na culinária: vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça e feijoada.

É preciso respeitar a história de luta dos negros e valorizar sua cultura, pois em diversidade somos todos diferentes, mas em direitos somos iguais. O racismo é a prova de que a igualdade é garantida legalmente, mas não se coloca em prática. Respeitar é o caminho para que o que está no papel se transforme em realidade!

Fonte: TodaMatéria