Realizar o planejamento estratégico de uma empresa é o primeiro passo para o sucesso. Uma empresa sem planejamento corre o risco de falir no primeiro mês de funcionamento. O planejamento estratégico é possível com estudo de cenários e análises do funcionamento da empresa.


Além disso, é de suma importância definir metas e planos de ações para alcançar os objetivos. Você quer saber como fazer um planejamento estratégico eficiente e que tipos de ferramentas podem te auxiliar neste processo? Continue no post e saiba como fazer a sua empresa crescer.


Tamanho não é desculpa


O planejamento estratégico deve ser aplicado em empresas de qualquer tamanho. Porque você tem que concordar, qualquer empresa, independente do tamanho tem objetivos, certo? Então planejamento deve ser feito por empresas de qualquer tamanho. 


O que você precisa para fazer o planejamento?


Em primeiro lugar, você precisa fazer com que o processo seja feito de forma participativa, ou seja, peça ajuda! Aqui vale fazer uma série de reuniões e ouvir aqueles que serão os principais participantes do seu crescimento: os seus colaboradores.


O planejamento estratégico exige análises e pesquisas. Por isso, para facilitar esse processo separamos abaixo, alguns pontos que você precisa fazer para elaborar um planejamento de excelência. 


Diagnóstico


Neste ponto é importante realizar uma análise completa da empresa e do mercado que ela está inserida. Aqui é importante ter humildade e precisão para construir uma lista com forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Realizar essa análise proporciona a maior visualização do que a empresa precisa melhorar e evoluir. 


Identidade


Você precisa criar ou retomar sua missão, visão e valores. Reforçar esses pontos e fazer com que todo o seu público conheça os princípios do seu negócio.


Metas e objetivos


Crie metas e objetivos alcançáveis, para não desanimar no primeiro obstáculo. Além disso, é importante engajar toda a equipe para estar contigo nessa caminhada. 


Plano de ação


É importante desenhar planos de ações para cada meta e objetivos, definindo exatamente quem é responsável por cada atividade. Além disso, é importante definir prazos e elencar prioridades por grau de importância.


Indicadores


A última parte do processo é o acompanhamento e análise. E é neste momento que é importante ter definido os indicadores de crescimento, ou seja, o que a empresa precisa fazer para alcançar esses objetivos. Para definir isso é importante um constante acompanhamento. E nada melhor do que contar com um sistema que lhe auxiliar nas análises dessas informações, não é mesmo?


O nosso sistema de gestão de indicadores DotBSC é uma ferramenta dinâmica e flexível criada a partir das ideias do Balanced Scorecard para se adaptar às reais necessidades de sua empresa, que através dos indicadores disponíveis quantifica e verifica o desempenho empresarial para gerar insights e melhorar a tomada de decisões.


Tenha perspectivas estratégicas sobre clientes, setor financeiro e os processos internos para gerar aprendizado e crescimento para sua empresa, tendo a concepção de projetos do início ao fim, fazendo a integração de outros sistemas para você ter uma visão completa de todos os pontos necessários para a avaliação e gestão do seu negócio.


Você quer saber mais como podemos lhe ajudar? Entre em contato conosco. Nós ficaremos felizes em auxiliar no seu crescimento.