Realizar o planejamento estratégico de uma empresa é o primeiro passo para o sucesso. Uma empresa sem planejamento corre o risco de falir no primeiro ano de funcionamento. Com um bom estudo de cenários e análises do funcionamento da empresa é possível desenvolver um planejamento eficiente. Para alcançar os objetivos, é de suma importância definir metas e planos de ações.


Você quer saber como fazer um planejamento estratégico e que tipos de ferramentas podem te auxiliar neste processo? Continue no post e saiba como fazer a sua empresa crescer.


Tamanho não é desculpa


O planejamento estratégico deve ser aplicado em empresas de qualquer tamanho. Pois você concorda que qualquer empresa, independente do tamanho, tem objetivos, certo?


O que você precisa para fazer o planejamento?


Em primeiro lugar, você precisa fazer com que o processo seja feito de forma participativa, ou seja, peça ajuda! Aqui vale fazer uma série de reuniões e ouvir aqueles que serão os principais participantes do seu crescimento: os seus colaboradores.


O planejamento estratégico exige análises e pesquisas. Por isso, para facilitar esse processo separamos abaixo, alguns pontos que você precisa fazer para elaborar um planejamento de excelência:


Diagnóstico


Neste ponto é importante realizar uma análise completa da empresa e do mercado que ela está inserida. Aqui é importante ter humildade e precisão para construir uma lista com forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Realizar essa análise proporciona uma maior visualização do que a empresa precisa melhorar e evoluir. 


Identidade


É importante você criar ou retomar sua missão, visão e valores. Reforçar esses pontos e fazer com que todo o seu público conheça os princípios do seu negócio.


Metas e objetivos


Crie metas e objetivos alcançáveis, para não desanimar no primeiro obstáculo. Além disso, é importante engajar toda a equipe para estar com você nesta caminhada. 


Plano de ação


Desenhe planos de ações para cada meta e objetivos, definindo exatamente quem é responsável por cada atividade. Além disso, é importante definir prazos e elencar prioridades por grau de importância.


Indicadores


A última parte do processo é o acompanhamento e análise. E é neste momento que é preciso ter definido os indicadores de crescimento, ou seja, o que a empresa precisa fazer para medir e alcançar esses objetivos. Para definir isso, é importante um constante acompanhamento. E nada melhor do que contar com um sistema que lhe auxiliar nas análises dessas informações, não é mesmo?


O nosso sistema de gestão de indicadores DotBSC é uma ferramenta dinâmica e flexível. Foi criado a partir das ideias do Balanced Scorecard para se adaptar às reais necessidades de sua empresa. Através dos indicadores disponíveis, quantifica e verifica o desempenho empresarial para gerar insights e melhorar a tomada de decisões.


Tenha perspectivas estratégicas sobre clientes, setor financeiro e os processos internos para gerar aprendizado e crescimento para sua empresa. Com a concepção de projetos do início ao fim, fazendo a integração de outros sistemas, você terá uma visão completa de todos os pontos necessários para a avaliação e gestão do seu negócio.


Você quer saber mais como podemos lhe ajudar? Entre em contato conosco. Nós ficaremos felizes em auxiliar no seu crescimento.