Vantagens e desvantagens de uma Frota Própria
Hoje vamos trazer as vantagens e desvantagens de se ter uma frota própria. Será que é benéfico? Ou será que é melhor trabalhar com um motorista autônomo? Terceirizar alguns serviços pode ser sim mais viável e mais econômico. Mas até que ponto essa terceirização traz benefícios para sua empresa? Ter a própria frota de veículos pode fazer uma empresa se sentir no topo, com maior controle das operações. Mesmo exigindo alto investimento, a longo prazo o retorno pode ser bastante significativo. Quando a frota é sua, é muito mais fácil manter um padrão de qualidade, pois é a sua empresa que está levando a mercadoria ao destino. Outro ponto importante para destacar, são as demandas mais urgentes. Você não fica preso a indisponibilidade de veículos, por exemplo.
Vantagens:
Publicidade Gratuita: É mais vantajoso usar sua própria frota para divulgar sua empresa. Uma imagem bonita da sua marca circulando por aí, é uma das vantagens de ter seus próprios veículos. Mas lembre-se: preze pela conservação e boa aparência deles.
Flexibilidade: Possuir uma frota própria permite a flexibilidade necessária para se adaptar à sua agenda e atender as demandas como e quando for necessário.
Capacidade de armazenamento: Com a sua própria frota, você tem acesso a toda a capacidade da área de armazenamento dos seus veículos. Essa é uma das principais razões pela qual muitas empresas decidem fazer a troca de uma frota terceirizada para privada.
Proximidade com o cliente: Investir na sua própria frota permite que você e seus transportadores construam uma relação mais pessoal com seus clientes ? ligar um rosto ao nome da empresa para eles é uma certificação de que seus produtos possuem um bom tratamento, assim como eficiência no transporte
Desvantagens:
Custo Alto: Todos os custos do veículo ficam à cargo da transportadora, desde a compra até manutenções periódicas, como troca do óleo, de pneus e seguros. Também gera despesas para obter e manter o espaço físico de abrigo para os caminhões (garagem).
Gerenciamento de Frota: Você fica mais vulnerável a sofrer penalizações com frota própria se não cumprir os diversos regulamentos, desde leis de trânsito até a manutenção e os cuidados básicos com os veículos.
Crescimento de demanda: Um dos desafios mais difíceis na manutenção de sua frota própria é lidar com demandas sazonais e aumento dos volumes de pedidos.
Antes de começar a buscar meios para garantir uma frota própria, é importante ver se a empresa possui um caixa, estrutura e demanda suficientes para identificar se é o momento propício para ter uma frota à disposição. A frota própria possibilita total controle das suas operações, mas exige grande investimento. Analise e avalie o que será melhor para sua empresa, tendo sempre em vista as consequências de cada decisão.
E sua empresa? Utiliza frota própria ou terceirizada? Compartilhe conosco seu conhecimento sobre o assunto.
Comentários