Porque a minha empresa não está crescendo? Muitos empreendedores se fazem essa pergunta diariamente. Segundo dados do IBGE em reportagem publicada no site Pequenas Empresas e Grandes Negócios, mais de 10 milhões de brasileiros estão desempregados. E para esse expressivo número de pessoas, empreender tornou-se uma das principais opções para a geração de renda. Apesar da crise econômica que se estabeleceu em todo o planeta, as oportunidades para pequenos negócios vêm crescendo. Em tempos de crise, o consumo continua, o que muda é a forma como ele acontece, e a percepção dos consumidores sobre quanto estão disponíveis para pagar. Essa percepção está ligada a experiência que a marca proporciona a cada cliente e consequentemente possui menos riscos de que os seus consumidores prefiram outras empresas.

Entender o porque da sua empresa não estar crescendo pode ser uma tarefa nada fácil. Mercado, consumo, crises, fenômenos temporários, propaganda, processos internos, cultura de trabalho, região demográfica... São inúmeros os possíveis 

Empresas têm sido colocadas a prova e reinventar-se é mais necessário do que nunca. E nesse quesito, utilizar a tecnologia a favor do negócio é a principal forma de conseguir sobreviver a concorrência que cada vez está mais desafiadora. Empresas que estão crescendo, precisam se planejar de tal maneira a conseguir pensar e executar ações estratégicas. Imagine que a previsão do tempo está informando uma grande quantidade de chuva, e também, por um longo período. Você não tem nenhum guarda chuva, mas espera até o último segundo para comprar um, para não ficar ensopado. É exatamente o contrário desta situação que empresários devem pensar, e principalmente novos empreendedores uma vez que, quando pequenas as dificuldades multiplicam-se. 

Mas voltando ao inicio deste artigo: Mais de 10 milhões de brasileiros estão desempregados. A criatividade empregada por estes 10 milhões de pessoas em pequenas empresas é a maior riqueza deste povo. Nem todas as idéias são fontes ricas de geração de renda, mas o que inegavelmente irá interferir é a forma como estas ideias serão aplicadas. Um plano de negócio bem estruturado, planejamento estratégico e a utilização de ferramentas para gestão do negócio são fundamentais.

O crescimento de um negócio é ligado a profissionalização dos setores e estratégias de gestão inteligentes. Em alguns casos investir em um sistema de gestão, por exemplo, parece ser um alto custo, mas que, se percebido pelas suas atribuições, será um aliado extremamente positivo nas tomadas de decisões: inteligência tecnologia aplicada aos processos dos negócios. Existem algumas competências fundamentais para um negócio obter o sucesso. Porém, não existe uma receita para se chegar até lá. O interessante, é que sempre se busque complementar as características da equipe que trabalha, com ferramentas que podem impulsionar esta produtividade. 


O que desenvolver para o meu negócio obter sucesso?

Pequenos negócios normalmente concentram um número grande de tarefas, para um pequeno grupo de colaboradores. Sendo assim, é importante que pessoas tenham qualificações diferentes. Por exemplo, caso você tenha uma empresa de transportes e você seja um especialista em logística, é importante ter colaboradores capacitados em administração, setor financeiro, marketing e vendas, pois assim, um integrante consegue complementar o trabalho do outro.

Quando possível, adotar um sistema de gestão além de automatizar processos, reduz custos. A simples automatização já por si só reduz custos, uma vez que dispensa novas contratações e economiza tempo da equipe. Quando construído de forma eficiente, os recursos necessários, as falhas também e os possíveis retrabalhos são menores. Com todos os setores integrados, relatórios gerenciais podem descrever detalhadamente a produtividade do negócio, contribuindo para que todos os custos envolvidos sejam analisados assertivamente. Evidentemente, empresas estão começando, outras já estão na estrada a algum tempo. Adaptar um sistema ao seu tempo de funcionamento é fundamental, pois assim, essa gestão será adequada as suas reais necessidades. Para isso acontecer, um sistema construído de forma personalizada é a melhor opção, pois ele levará em consideração todas as necessidades do negócio de acordo com a sua realidade.


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[1] Reportagem disponível no link a seguir: http://revistapegn.globo.com/Como-abrir-uma-empresa/noticia/2016/05/6-tendencias-de-negocios-em-alta-na-crise.html