Claramente em ascensão, este mercado vem tendo cada vez mais importância no dia a dia das pessoas e das empresas. REDD (2000), destaca em um estudo que se alguns sistemas de uso global deixarem de funcionar, aproximadamente 40% da população mundial sofrerão as consequências.

    Neste sentido, a indústria de desenvolvimento de software vem buscando se desenvolver a cada dia. Produtos são reinventados a cada momento, num movimento amplo em busca do aperfeiçoamento e da inovação. Essa constante evolução vem se dando desde os anos 70, quando surgiram os primeiros softwares comerciais.

    Entende-se como software de prateleira, sistemas que são produzidos uniformemente em grande escala sem propriedades desenvolvidas especialmente para os seus clientes (que irão utilizar o sistema). De acordo com Nasrallah (2016), estes sistemas são definidos como ?programa de computador produzido em larga escala de maneira uniforme e colocado no mercado para aquisição por qualquer interessado sob a forma de cópias múltiplas?, e por ser assim interpretado pelo Supremo Tribunal Federal ? STF ele é considerado um produto, que normalmente é disponibilizado na internet para download gratuitamente, ou ainda pode ser pago.

    Já os softwares personalizados, como o próprio nome já diz, são feitos de acordo com as características, necessidades e pontualidades de cada cliente. Ainda de acordo com Nasrallah (2016), o STF compreende este como uma prestação de serviço por parte das desenvolvedoras uma vez que, não sendo construído uniformemente, ele precisa de um estudo de caso e desenvolvimento especifico para o usuário do sistema. Logo, a tributação também é diferente para os dois casos.

    A principal contribuição que estes dois tipos de sistemas podem trazer para as empresas, depende muito das características e necessidades do negócio. As carências é que definirão qual formato de sistema suportará as suas reais necessidades.

    Uma dica que pode ser essencial neste processo para o seu negócio é analisar o custo x benefício em desenvolver um software único para sua empresa ou comprar algum que já exista no mercado. É sempre importante lembrar que, para todo tipo de negócios existentes, certamente algum software já foi desenvolvido buscando resolver os seus problemas mais genéricos. Sendo assim, lembre-se que outras empresas podem ter passado pelos mesmos problemas que a sua está passando agora, e que por isso, possa existir algum sistema que atenda as suas necessidades. Porém, é importante ressaltar que, independente de existir ou não, a sua empresa sempre deve buscar ser única. Afinal de contas, quem possui os mesmos problemas, as mesmas soluções, não vai conseguir se destacar perante os seus concorrentes para os seus consumidores, não é mesmo?

    Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um de nossos atendentes, e nós vamos até você.


Referências:

(REED, 2000) Reed, K. Software engineering ? a new millennium? IEEE Software, jul.-ago. 2000.

Nasrallah, Amal. Sofwtare de Prateleira e personalizado. Disponível em: http://tributarionosbastidores.com.br/2016/08/spre/