O tão conhecido ERP (Enterprise Resources Planning) é para muitos gestores como uma ferramenta milagrosa na solução dos problemas. Longe disso, este sistema busca a integração dos setores, informatização das informações e facilitar o processo de gestão, uma vez que fornece dados reais sobre os processos do negócio. 

Gastar uma fortuna em um sistema de gestão não é sinônimo de pleno funcionamento, ou de resultados acima dos esperados. Às vezes, um sistema de prateleira (sistema já pré-programado) pode atender determinada demanda de um setor, por exemplo. Ou então, a produção de um sistema que seja personalizado, em muitos casos, é a principal alternativa para que a integração entre os processos seja plena.

Alguns erros podem ser evitados antes, durante e após a implantação de um sistema de gerenciamento. Fique atento a eles, e saiba quando ou não eles estão acontecendo dentro do seu negócio.


Não saber qual é o seu objetivo com o sistema

É de extrema importância ter claro o objetivo quanto a implantação de um sistema antes de fazê-lo. Sendo assim, é necessário ser especifico quanto as motivações que levaram a esta decisão, caso contrário, será muito difícil para um gestor conseguir o que quer deste sistema. Quando existem necessidades especificas a serem supridas, o aproveitamento desta tecnologia se faz de maneira mais proveitosa. Por exemplo: Seus gestores necessitam de relatórios que sejam interativos, atualizados em tempo real. Porém, o sistema foi construído apenas para gerar relatórios estáticos, desta forma, não conseguem suprir a necessidade que é percebida.


A análise de dados não faz nenhum milagre, ela apenas mostra os caminhos

É isso mesmo. Muitos gestores, ao tomar a decisão de implantar um sistema de gestão personalizado acreditam que milagres irão acontecer e que a empresa irá crescer espontaneamente. Errado. O que acontece, é a possibilidade de analisar dados e gráficos, que antes  da implantação deste sistema não existia, pode ajudar a encontrar caminhos para que o gestor atinja o seu propósito principal: fazer o seu negócio crescer e prosperar.


Tentar entender o ERP sem o auxílio de um profissional qualificado

Mesmo que o gestor tenha as ferramentas certas, se ele não souber entender não vai adiantar de nada. Os jovens no mercado já sabem, mas muitas vezes, quem já é veterano esquece de um detalhe importante: conhecimento. Ter um entendido do pleno funcionamento do sistema, traz uma garantia na utilização de todas as suas possibilidades.


Não entender aonde a empresa está e aonde quer chegar

Este é um dos piores erros. Não estabelecer metas e se planejar para que elas aconteçam é um dos principais problemas ao utilizar um software. Você já deve ter ouvido uma famosa frase que diz: ?quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar está bom?, e isso encaixa-se perfeitamente para os negócios.


Não pensar a longo prazo

Planejamento a longo prazo é fundamental em qualquer ocasião, para qualquer decisão. Tratando-se de um software de gestão, ele é ainda mais importante. É importante ter em mente que resultados tanto a curto quanto a longo prazo estão ligados a forma e ao posicionamento do negócio, não literalmente a forma como aquele negócio é administrado. 



Referências: 


Pequenas empresas e grandes negócios, Como escolher um software de gestão. Disponível em: https://goo.gl/mR7Tkk


Canaltech, Evite esses erros de Business Intelligence.  Disponível em: https://canaltech.com.br/business-intelligence/Evite-esses-erros-de-Business-Intelligence/