Estamos vivenciando um momento turbulento, em meio ao uma pandemia mundial, não sabemos como agir enquanto empresas. Porém, uma coisa ficou clara, e se consolidou em meio a tanta coisa negativa: a importância da  tecnologia nas nossas vidas. É graças a tecnologia, que atualmente milhões de pessoas estão conseguindo trabalhar diretamente de suas casas. É a tecnologia que permite estarmos próximos mesmo longe. 

Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicado pelo Portal G1, a cada 1% a mais investido em TI, o lucro da empresa aumenta 7% após dois anos. Essa vantagem tem feito com que as empresas mantenham os investimentos em TI mesmo em períodos de crise. Isso também foi o que revelou pesquisas da FGV e da Consultoria Gartner, especializada em tecnologia. Nos últimos anos, as empresas mantiveram os investimentos na área em torno de 7,7% da receita líquida, independente do cenário econômico.

Ainda conforme publicado no G1, a Consultoria Deloitte identificou que seis em cada dez executivos têm dedicado recursos para infraestrutura de tecnologia da informação e softwares, justamente como parte das medidas para ganhar produtividade.

É por estes fatos que investir em tecnologia deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade. Pois, em um mundo onde as coisas acontecem tão rápidas e se modificam com agilidade, a empresa que não buscar inovação não se manterá por muito tempo.

É neste contexto que as soluções tecnológicas contribuem, pois são adaptáveis a realidade de cada empresa, para cada necessidade específica. Entre as vantagens de investir em tecnologia está a agilidade nos processos, o que uma vez demorava semanas para ser realizado, um sistema executa em poucas horas, ou até mesmo minutos sem complicação.

Como citado anteriormente, investimento em tecnologia é algo necessário e essencial para uma empresa que busca o crescimento e a inovação nos processos. Mas se você ainda não está convencido da importância, listamos abaixo, algumas vantagens de investir em tecnologia:

Otimização de processos

Um processo que levava horas ou até dias para ser realizado, pode ser feito em minutos através de uma inovação tecnológica, que objetiva automatizar e agilizar os processos. 

Aumento da produtividade

Pelo fato dos processos estarem mais otimizados, a produtividade aumenta, ou seja, seu colaborador não estará mais perdendo tempo com algo manual, cansativo e estressante. 

Comunicação clara

A tecnologia nos trouxe a possibilidade de termos várias maneiras de se comunicar com os nossos colegas, e mais uma vez facilitando processos. 

Competitividade

Investir em tecnologia faz com os negócios queiram estar sempre na frente perante aos seus concorrentes e muda a visão dos seus clientes e fornecedores sobre a sua empresa. Além disso, a tecnologia permite com que o empresário esteja sempre atento às mudanças na área e antecipe problemas.

Visualização dos resultados

Com a tecnologia tudo fica mais fácil, as análises podem ser feitas todas em um mesmo lugar e permitem melhor visualização dos resultados, influenciando diretamente na tomada de decisão.

Essas são algumas da vantagens de investir em tecnologia. Saiba que podemos ajudar você a levar soluções tecnológicas para seu negócio. Entre em contato conosco, ficaremos felizes em lhe atender.

Fontes: G1, FGV