Você já ouviu falar de ransomware? 


O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima. Ele é um código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento.   Para ter o acesso restabelecido o usuário deverá pagar um resgate (ransom) através da moeda virtual bitcoin, o que torna quase impossível o rastreio de quem irá receber o valor. 

Quando a máquina é infectada, o ransomware age em Segundo plano. E assim que estiver pronto para uso, emitirá um pop-up avisando que o computador está bloqueado, e que só será devolvido através do pagamento. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.



Quantos tipos de ransomware existem? 


Existem dois tipos de ransomware 


  • ? Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
  • ? Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.



Como eles são instalados na máquina? 


Seu sistema pode ser invadido através de links suspeitos por e-mail, sites maliciosos, instalação de apps vulneráveis e até por links enviados em redes sociais. 

Em janeiro de 2016, foi descoberto um ransomware brasileiro que emite uma janela parecida com um pedido de atualização do Adobe Flash Player. Quando o usuário clica no link para atualizar, o malware infecta a máquina e em pouco tempo sequestra os dados da vítima.

O FBI detectou um ransonware que pode atingir redes inteiras, ele é considerado um dos mais perigosos atualmente. 


Pagar ou não pagar? 


O certo é não pagar, pois se o pagamento for realizado a prática é incentivada. Além disso não existe garantia de que os dados serão recuperados.  É a última coisa a ser tentada. Em caso de contaminação que envolva dados críticos ou sistemas corporativos, é recomendável alertar as autoridades e, se for o caso, contratar uma empresa de segurança com experiência no assunto para tentar uma solução mais adequada.


Como devo proteger meu computador?


Assim como você deve se prevenir de outros códigos maliciosos, manter o sistema operacional e os programas instalados com todas as atualizações. É muito difícil remover um ransomware, por esse motivo toda forma de prevenção deve ser tomada. Inclusive manter o antivírus atualizado. É fundamental ter sempre backup atualizado de suas informações e arquivos, caso precise formatar totalmente o computador infectado, para não perder nenhum arquivo importante.

Tome cuidado com anexos e links em e-mails, especialmente com mensagens em nome de bancos, lojas ou autoridades judiciais: o teor desses e-mails tenta te deixar preocupado para você clicar ali sem pensar. 

Vale lembrar que sistemas baseados no Windows são muito visados por serem mais numerosos, mas há ransomwares em praticamente todas as plataformas, inclusive móveis. Assim, também é necessário haver cuidados em sistemas como OS X, iOS, Linux e Android.



Como não existe uma forma de eliminar essas ações a melhor saída é a prevenção e os backups atualizados.