O que a sua empresa e a atriz americana Sandra Bullock tem em comum? Ou melhor, o que a sua empresa e a personagem Ryan Stone do filme "Gravidade, do inglês Gravity" interpretada por Bullock tem em comum? Caso a sua empresa tenha algum astronauta, a ligação parece ser bem óbvia, porém, caso não tenha nós vamos lhe explicar agora.

    Caso você tenha ido assistir nas telas do cinema ou mesmo em casa este filme, você pode perceber o quanto as decisões tomadas a todo momento são importantes para resolução da trama. Nela, pode-se acompanhar como três astronautas em pleno espaço, que são surpreendidos por uma chuva de destroços originada pela destruição de um satélite, e assim dá-se inicio a toda narrativa. O que se pode observar é que pequenas decisões influenciam em todo o restante. A decisão de lutar e sobreviver é o que basicamente trará a ousadia e coragem para a personagem, que por fim, poderá sobreviver ou não (isso você terá que ver o filme, não daremos spoiller).


Figura - Trecho do filme Gravidade

(Fonte: Google imagens).

    Mas o que isso tem a ver com a sua empresa e o seu trabalho de gestor? Tudo! Pequenas decisões que são tomadas no dia a dia, influenciam em todo o andamento do negócio. Estudar, planejar, mensurar são essenciais para qualquer negócio que queira crescer. Normalmente, toda empresa nasce pequena. Todo gestor, começou um dia com um pequeno estabelecimento cheio de sonhos e muita determinação. Fazer o negócio crescer era uma meta perseguida dia após dia.

    Em primeiro lugar é necessário compreender que qualquer crescimento leva tempo. Qualquer negócio que tenha se tornado grande, teve o mínimo de tempo para crescer. Estudar a história de grandes negócios, pode servir de inspiração e exemplo, para quem quer buscar métodos e dicas para tornar a sua própria empresa grande.

    Segundo Sheedy (1939) para uma empresa prosperar, são necessárias duas qualidades no gestor: bom senso e liderança. Bom senso, é uma intrínseca. Não se aprende e não se ensina. Ele é importante em boas decisões e faz parte essencialmente de liderança. A liderança por sua vez, segunda a autora, é um misto de diversas outras características que são pessoas do gestor. Nada tem a ver com dar ordens, poder de contratar ou demitir, ou simplesmente controlar as finanças. Mas é uma característica básica, essencial sem a qual o negócio não funcionaria.

    E é neste momento que nós da DotSE queremos compreender como os nossos projetos podem ajudar você e o seu negócio a crescerem. Todo negócio que outrora já foi pequeno, quando cresce requer que outras faces sejam desenvolvidas. Novos colaboradores, novas funções, novas divisões e novas idéias. Assim a cultura de trabalho vai se transformando com o crescimento, e nós, como parceiros da sua empresa podemos solucionar de forma eficiente problemas que estão no caminho do crescimento do seu negócio.

    Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um de nossos atendentes, e nós vamos até você.

   

Referências:

Sheedy, Edna. Guia do empreendedor para fazer a empresa crescer. NBL Editora, 1996.