Entre os inúmeros desafios enfrentados diariamente pelas empresas, um deles, senão o mais importante, é a gestão de pessoas. Promover um ambiente de trabalho em que o relacionamento seja saudável pode melhorar o desempenho da equipe e aumentar a produção. Para vencer uma partida de xadrez, todas as peças são necessárias. No mundo dos negócios não é diferente. O sucesso depende de todos.  

Um relacionamento possui altos e baixos, é normal. Porém, para obter resultados positivos é preciso estar atento ao que acontece dentro da empresa. É necessário incentivar o comprometimento, a disponibilidade e o engajamento dos funcionários. Cabe ao gestor conhecer sua equipe e a particularidade de cada membro. Um bom funcionário nem sempre é aquele que produz mais, e sim aquele que veste a camisa, que se importa com o todo. É preciso reconhecer essa fidelidade e motivá-la. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho em 2014, 70% dos entrevistados disseram que a boa convivência entre colegas de trabalho é o principal fator que os mantêm estimulados. A remuneração é importante, mas no dia a dia, o que faz a diferença para a motivação e o alto desempenho é o relacionamento do grupo.

Confira algumas dicas essenciais para incentivar um bom relacionamento entre a equipe:

1- Conheça sua equipe

Observe seus colaboradores. Tente conhecer além de seus nomes e cargos. Interaja e analise o perfil de cada um. Assim você terá uma noção mais exata de como gerir a equipe de acordo com cada pessoa.

2- Esteja disponível

Ter um bom relacionamento com a equipe exige comprometimento. Esteja a disposição para ouvir seus colaboradores sempre que eles precisarem conversar. Ouça com paciência. A partir de uma conversa franca você pode coletar valiosas informações, além de construir uma relação de confiança e lealdade.

3- Seja o exemplo

Para que a equipe se relacione bem entre si, comece sendo o exemplo. Inspire o desenvolvimento profissional e pessoal de todos. A liderança humanizada inspira todos a agirem da mesma forma. Do que adianta falar e não agir conforme o que prega? Seja a mudança.

4- Nunca exponha as pessoas

Não exponha um membro da equipe na frente dos colegas e, jamais comente com os outros o que foi discutido em particular. Se tiver que discutir algum problema ou dar feedback negativo, procure fazê-lo de maneira privada. 

5- Valorize o trabalho de todos

Valorize o esforço da equipe sempre que possível. Dê créditos às conquistas, elogie boas performances. Isso eleva a autoestima e faz o colaborador se sentir parte importante dos ganhos do negócio.

O trabalho em equipe é primordial na DotSE, que está sempre em constante evolução e excelência de seus produtos. Procuramos incentivar as ideias de nossos colaboradores, mas sabemos que nem sempre é fácil liderar uma equipe e inovar na gestão. Para isso, buscamos sempre treinamentos e, o mais importante, ouvir nosso time. Todos têm voz. Todos fazem parte de um todo. Acreditamos que juntos podemos ir mais longe.

Sua empresa se preocupa com o bom relacionamento entre a equipe? Compartilhe conosco suas ideias e experiências sobre o assunto!


*Referências: Beecorp