Implantar um sistema não é uma tarefa tão fácil quanto imaginado por muitas pessoas por aí. Não é simplesmente instalar um sistema, criar algumas senhas, e pedir para que a equipe de colaboradores comece a utilizar. É necessário estudo, planejamento, organização, mapeamento de necessidade, treinamentos, e por fim, o investimento propriamente dito.

Pequenos negócios em determinado momento, vão precisar se render a informatização. O crescimento de uma empresa, é atrelado a forma como ela utiliza a tecnologia a seu favor, e a implementação de um sistema de gestão enquadra-se neste sentido. Quando falamos de implantar uma gestão informatizada, estamo-nos referindo ao processamento de dados através das ferramentas digitais, bem como, a maneira como o negócio é administrado de forma inteligente através de relatórios fornecidos pelo sistema.

Segundo reportagem na revista Exame (2016), um sistema ?otimiza o tempo dos empreendedores e reduz os gastos com a gestão, porque permite que todas as variáveis sejam administradas de forma unificada: vendas, receita, estoque...? 


Mas o que você precisa saber antes de implementar um sistema de gestão no seu negócio?

Não é um custo. É um investimento.

É isso mesmo. Investir em um sistema de gestão, muitas vezes é encarado como um simples custo para a empresa. E absolutamente não é nada disso. Incialmente pode causar um certo estranhamento, visto que ele terá impacto na forma como o trabalho é executado. Porém, suas vantagens são sentidas rapidamente, uma vez que, a digitalização dos processos diminui o tempo para execução das tarefas, além de um menor retrabalho e esforço da equipe.


Entenda quais são as suas necessidades

Entender as suas necessidades é fundamental. O que a sua precisa? Crescer?  Se organizar? Se destacar perante os concorrentes? Priorizar a produção? Facilitar o trabalho da equipe? Entender as suas necessidades é um dos primeiros passos para a implantação de um sistema de gestão. É através delas que a construção de um sistema (quando personalizado) será pautada.


Planeje a implantação

Planejar a implantação, através de uma conversa com a própria desenvolvedora, é um método inteligente para que o impacto na cultura de trabalho não seja negativo, e congele a produção até a adaptação. Este período pode ser administrado de uma forma inteligente, mantendo o trabalho intacto com uma transição para o sistema de gestão tranquila para todo o negócio.


Integração dos setores

Imagine que você como o gestor do negócio, poderá comparar os rendimentos, encontrar as falhas, detectar os gargalos de produção, e consequentemente ter uma gestão mais eficiente. A integração dos setores do negócio através de um único sistema permite que a visão do gestor abranja o negócio como um todo, sendo assim um facilitador de uma gestão inteligente, impactante e inovadora.


Além da possibilidade de ampliar mercados para a empresa, um sistema de gestão proporciona uma série de possibilidades para o negócio: melhora da organização, controle da administração e da produtividade, além da redução de custos, diminuição de erros e padronização de processos que estão ligados diretamente a credibilidade e imagem da empresa, perante aos consumidores, colaboradores e aos próprios concorrentes, uma vez que a empresa está ?melhor organizada? quanto aos seus próprios processos, isto será refletido na sua imagem e credibilidade no mercado. 

Devido ao exposto acima, é possível observar como a implantação de um sistema de gestão beneficia as diversas partes interessadas. A empresa, uma vez que este investimento diminui os gastos, tempo e impulsiona a produção, os consumidores pois consequentemente a qualidade do produto ou serviço oferecido será maior e também aos colaboradores, de maneira que as atividades exercidas necessitarão um menor retrabalho através da padronização dos processos.


Quer saber mais sobre? Entre em contato com nossa equipe. Nós vamos até você.


Referências: 


A importância de um sistema de gestão para micro e pequenas empresas, 2016.  Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/a-importancia-de-um-sistema-de-gestao-para-micro-e-pequenas-empresas-dino89089239131/