A revolução digital que o mundo dos negócios vem tendo através do advento e continua inovação no mercado das tecnologias e da comunicação, exige que as empresas pensem cada vez mais na experiência dos seus usuários/consumidores, uma vez que, para se tornar uma empresa líder no mercado ela precisa se tornar referência entre os consumidores de determinado produto/serviço. E para se chegar a tal patamar, ela necessariamente precisa saber utilizar a tecnologia e os novos modos de produção, comunicação, distribuição a seu favor.

    Neste sentido, os novos formatos de empresas têm muito a ensinar para quem já está no mercado. Esta nova era exige que as empresas atendam plenamente as expectativas dos seus clientes. Normalmente startups e empresas inovadoras nascem com o intuito de serem disruptivas, ou seja, fornecer um produto e/ou serviço de uma forma diferente da que já venha sendo oferecido no mercado. Normalmente entregam os seus produtos finais com uma qualidade maior, além de mais ágeis e com valor agregado pensando na experiência do consumidor.

    Afinal de contas o que é um modelo de negócio? Em suma, é um planejamento de uma empresa, que responde a três questões básicas: Quem é o seu cliente, qual a sua proposta de valor para responder as necessidades do seu cliente? E, quais são os processos e recursos necessários para entregar a proposta de valor. A combinação e análise destes três questionamentos, fundamentam uma empresa com diferenciais das que já existem ou entregam produtos/serviços semelhantes.

    Em sua grande maioria estes novos modelos de empresas também entendem a importância da comunicação e posicionamento da empresa no mercado, e como a experiência do usuário deve ser pensada e planejada de maneira inovadora, para que assim, estes consumidores apaixonem-se pela marca, e tornem-se consumidores assíduos.

    Mas e o que a sua transportadora pode aprender com este modelo de negócio?

    Se a alguns anos atrás as empresas que nasciam aprendiam com as grandes, hoje este papel não existe mais. Muitas empresas multinacionais buscam aprender com as startups e empresas com modelos de negócios inovadores, novas estratégias e abordagens em busca do sucesso.

    As mudanças acontecem a cada momento, e a tecnologia se reinventa todos os dias. Este ritmo acelerado no dia a dia das pessoas, impacta nos hábitos de consumo e de percepção das marcas. E neste sentido as startups tem força total pois elas não estão presas a moldes antigos das empresas. A CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), abordou em um artigo este tema, e este artigo destaca que: ?grandes empresas têm atraído startups por meio da criação de espaços de inovação e troca, numa perspectiva de geração de valor compartilhado para ambas as partes?. (MULLER, 2017).

    Sendo assim, a sua transportadora pode se espelhar e aprender com um modelo inovador de uma startup. Observar os concorrentes, os modelos inovadores, ou até perceber nichos de mercado que não são atendidos, são opções para quem quer se destacar no mercado perante os seus consumidores.

    Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um de nossos atendentes, e nós vamos até você.


Referências:

O que podemos aprender com as startups, Muller, 2017. Disponível em: http://www.cieds.org.br/1058,1,o-que-podemos-aprender-com-as-startups. Acesso em 14/06/2017.