Empresas que ficam paradas no tempo estão fadadas ao fracasso. Cada vez mais é necessário se reinventar e ser percebido como um negócio vanguarda. Estar a frente do seu tempo, é estar um passo adiantado da concorrência e obter olhares positivos dos consumidores. Todo dia o mercado tem uma inovação diferente. Um produto novo, uma tecnologia que se torna cada vez mais avançada, uma forma de se reinventar a cada dia. Desta forma é categórico entender que nem todas as empresas conseguem acompanhar os avanços diários e praticamente instantâneos da tecnologia.

    Criar e aplicar uma estratégia inovadora ao seu negócio é uma tarefa que não é nada fácil. As primeiras mudanças acontecem através de um olhar interno, para as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que o seu negócio tem para/com o mercado externo. Coletar e analisar essas informações com cuidado, é essencial para o seu produto ou serviço não fuja das expectativas dos seus consumidores.

    Para entender como a sua companhia pode desenvolver uma estratégia inovadora através das mudanças, primeiro vamos entender os tipos de inovações:

    Inovação de produto: É o tipo de inovação que consiste objetivamente em alterar, modificar e/ou melhorar um produto, através da mudança da forma como ele é percebido pelos consumidores.

    Inovação de processo: Trata-se de melhorias na percepção no processo de produção de um produto, ou execução de um serviço. Não precisa ter necessariamente impacto no produto final, porém, necessita ter melhorias no processo de fabricação/produção em si.

    Inovação do modelo de negócio: Um modelo de negócio inovador, consiste em um planejamento para um negócio onde a forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado é inovadora, nova, diferente. Não está diretamente ligada ao produto final, nem na forma como ele é produzido, mas sim, na forma como é oferecido aos consumidores.

    E ainda dentro dos tipos de inovações, existem duas subclassificações:

    Inovação radical: São inovações disruptivas, ou seja, buscam mudar de uma forma drástica a forma como o produto é consumido. Esse tipo de inovação, normalmente quebra com padrões, formas e tendências que até então eram seguidos.

    Inovação incremental: Este tipo de inovação consiste em melhorar a forma como já era produzido anteriormente. Acrescentar, modificar ou melhorar representa um pequeno avanço no beneficio percebido pelos consumidores.

    Inúmeros estudos apontam como a gestão está intimamente ligada com a inovação dentro dos negócios. E para facilitar a gestão inovadora, uma das ferramentas que mais destacaram-se nos últimos anos como essenciais, são os sistemas de gestão. Eles são capazes de auxiliar os gestores nas principais tomadas de decisão, baseados em informações concretas a respeito da realidade do negócio.

    Utilizar uma ferramenta tecnológica, como um sistema de gestão, pode ser a base para uma gestão inovadora. É necessário ater-se ao fato de que sem nenhum tipo de mudança, não há inovação. E não ser uma empresa inovadora, tem dois destinos possíveis: O fracasso, ou ser uma das que brigam pelo menor preço.

    E você, que tipo de negócio quer ter?

    Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um de nossos atendentes, e vamos até você.