O cenário político e econômico do país, afetaram diversos setores da nossa economia. Jornais, canais de TV, revistas, blog noticiavam a cada momento sobre a recessão econômica e como o setor empresarial do Brasil estaria a cada dia mais sendo afetado.
O setor empresarial do país, teve de buscar alternativas para se reinventar e driblar estas dificuldades. Neste sentido, as empresas de logística e transportadoras, também tiveram de se inovar de alguma maneira.  
Segundo a Confederação Nacional do Transporte, mais de 60% das empresas no setor de transportes teve uma diminuição na receita, e cerca de 58,8% delas ainda precisaram reduzir o número total de viagens. Ainda segundo a matéria disponibilizada, para 49,3% dos empresários, apenas em 2018 será percebida uma retomada no crescimento do setor. Desta maneira, através dos dados podemos perceber como este complexo cenário tornou o desafio para as transportadoras ainda mais difícil. Tampouco haja uma fórmula para solucionar estes problemas, uma análise profunda de cada empresa pode trazer caminhos para cada negócio superar estes tempos difíceis para a economia. 
Um sistema de gestão para transportadoras pode significar uma alavanca para superar os concorrentes, melhorar as atividades e consequentemente superar essa crise instalada no país. E por isso, nós separamos alguns motivos para você adquirir um sistema de gestão de transportadoras.

Controle centralizado dos processos
Um sistema de gestão, irá centralizar e digitalizar todas as funções. Ou seja, estará tudo muito mais fácil para gerenciar e visualizar. Você poderá saber quais as tarefas que levam mais tempo e quais são os gargalos que tomam tempo de toda a equipe, podendo planejar estrategicamente como e quando executar determinadas tarefas. 

Maior efetividade nas entregas
Um sistema de gestão, trará mais efetividade nas suas entregas, uma vez que, por ter um controle de todos os processos ele garantirá o menor tempo, a rota mais indicada, os melhores equipamentos, e consequentemente uma efetividade maior. 

Diminuição dos gastos
Por calcular rotas mais indicadas, ele também pensará em caminhos que economizem tempo, dinheiro e combustível. Diminuir os gatos, sem implicar na qualidade dos serviços é um objetivo que muitas empresas buscam, por estar ligado diretamente ao lucro. Sendo assim, porque não possuir um sistema que busque alternativas saudáveis par ao seu negócio, aumentem a satisfação dos consumidores, e que dêem um alívio para o bolso? 

Seja para empresas de transporte (transportadoras), empresas que usam transporte próprio como apoio ao seu negócio, ou empresas que utilizem transporte de terceiros, um sistema de gestão irá variar de acordo com as reais necessidades da empresa. Existem inúmeras soluções prontas disponíveis no mercado, e também, soluções que podem ser construídas de forma personalizada, levando em consideração as particularidades de cada companhia. Por ser responsável pelos fluxos, este sistema é um elo que interliga toda a cadeia logística da empresa, sendo assim, um dos seus pilares mais essenciais. 

Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um de nossos atendentes, e nós vamos até você.

Referências: 
Expectativas econômicas do transportador. 2016. Disponível em: http://www.cnt.org.br/Imprensa/noticia/crise-afeta-setor-de-transporte-mas-ha-otimismo-moderado-para-2017