Mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial administrativa que pode ser empregada em qualquer negócio. Mas antes de falarmos propriamente sobre o mapeamento de processos, você sabe qual a definição para os processos? 

Pamponet (2009) trouxe uma definição para processos que é a seguinte: ?uma introdução de insumos (entradas) num ambiente, formado por procedimentos, normas e regras, que, ao processarem os insumos, transformam-nos em resultados que serão enviados (saídas) aos clientes do processo?. 

Sendo assim, podemos entender que processos dentro de uma empresa pode ser compreendido como uma série de práticas que agregam um determinado valor a um produto ou serviço, e que no final é entregue ao determinado cliente deste processo. A forma como um processo é executado reflete diretamente como a empresa funciona e na percepção dos consumidores. Muitos negócios criam diferenciais competitivos através dos seus processos.

Mas e o que é exatamente o mapeamento de processos? 

Vivemos em um período de extrema concorrência entre os negócios. O mercado está mudando a todo instante, e saber se adaptar a ele é fundamental para toda e qualquer empresa. Conquistar os seus consumidores, atrair novas formas de retenção de receitas, possuir um produto ou serviço que se destaque perante a concorrência... São tantas as variáveis que interferem no dia-a-dia, que praticamente fazer parte deste mundo de negócios é estar em um campo de guerra. Mas para isso, nada mais fundamental do que se auto conhecer, e basicamente, mapeamento de processos é conhecer o seu próprio negócio a fundo.

A grande questão chave é: Por que mapear os processos da sua empresa é tão importante?

A resposta para essa pergunta baseia-se no predicativo de que entender a sua empresa de maneira organizada é a forma mais eficaz para conseguir detectar aonde estão os gargalos e de que maneira soluções inovadoras podem impulsionar a produção. 

Afim de conseguir detectar as falhas e encontrar soluções, esta ferramenta gerencial e de comunicação, possui como principal objetivo estimular a melhoria nos processos organizacionais e de produção, ou também, implantar uma nova estrutura de processos dentro do negócio, se assim for necessário.

Negócios que fecham as portas normalmente são empresas que não buscaram conhecer as suas vantagens e principalmente suas desvantagens perante aos seus concorrentes. Mapear os seus processos, significa dizer que ao conhecer os seus pontos fracos você poderá estrategicamente pensar em maneiras de como o seu negócio pode se reorganizar, de maneira que ele tenha o mínimo possível de  erros, diminuindo por exemplo as falhas que tornam o dia a dia da sua empresa mais difíceis, que geram desorganização, queda de produtividade, desmotivação dos colaboradores, retrabalho de tarefas, perda de tempo e dinheiro.


Ok, eu entendi a importância e agora quero mapear os processos no meu negócio. Como prosseguir?


Como já dito acima, mapear os processos da sua empresa pode ser um diferencial e tanto para o seu negócio. Para fazê-lo é essencial que você conte com parceiros capacitados para executar este tipo de trabalho. Como por exemplo, nós da DotSE, que utilizamos uma metodologia chamada Balanced Scorecard dentro de uma das nossas soluções, o DotBSC, onde, buscamos apontar pontos de melhora baseando-nos em dados reais e indicadores internos das próprias empresas.


Quer saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio? Entre em contato, um de nossos atendentes vai até você!



Referências:


Arnaud Velloso Pamponet,  2009.  Como entender os processos organizacionais. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/como-entender-os-processos-organizacionais/30037/