Muitas variáveis estão interligadas quando uma empresa é criada. Tratando-se de micro e pequenos negócios, entender algumas variáveis é fundamental, uma vez que para estas, os desafios são multiplicados. Falta de planejamento, deficiências nos processos de gestão, planejamento de comunicação ineficiente, comportamento do empreendedor. São tantas as causas que podem fazer de um pequeno negócio promissor a um negócio que precisou fechar as portas, mas não é necessário saber tudo.  Entender algumas delas podem mudar totalmente esse cenário.
Segundo Pereira e Souza (2017), de acordo com um estudo realizado pelo Sebrae a respeito da taxa de sobrevivência das empresas no Brasil, Realizado no ano de 2007, com dados de 2000 a 2005, a taxa de mortalidade das empresas nos dois primeiros anos de empresa chega a 49,4%, período que é considerado como crítico para se manter no mercado. Através desta análise, observa-se que muitas empresas têm fechado logo nos primeiros anos de existência. E entender o porque isso acontece é fundamental para que os mesmos comportamentos não sejam repetidos como um ciclo vicioso.
Um outro apontamento do mesmo estudo, diz que um dos grandes problemas ao abrir um negócio é a falta de um Plano de Negócio, que inclui uma análise de mercado, potenciais clientes, fornecedores e concorrentes. 
Em outro artigo, publicado pelo site Terra (2014), é apontado o fato de que 46% dos empreendedores afirmam ter iniciado o próprio negócio sem ter buscado conhecer os hábitos de consumo dos clientes tanto quanto a fatia de consumidores que teriam. O que se pode entender sobre esta estimativa, é que conhecer o seu público é tão fundamental, que a falta dessa informação pode até acarretar no fechamento da empresa. 
O setor de serviços vem num período de crescente de demanda, consideravelmente importante para a economia do país. Pode-se relacionar este crescimento com algumas mudanças de comportamento do consumo no Brasil, visto que, o número de pessoas que buscam por um serviço mais personalizado e que atenda às suas diferenças e expectativas. Esta demanda cada vez mais exigente, obriga com que o setor de serviços também esteja mais preparado em todos os quesitos, principalmente quando trata-se de gestão. 
Ainda de acordo com Pereira e Souza (2017), é possível apontar as seguintes causas de falhas dos negócios:

Inexperiência ? Pode ser entendida como falta de experiência em negócios anteriores, falta de experiência profissional e ou incompetência. 

Fatores econômicos ? Dentre estes fatores é possível destacar lucros insuficientes para manter a empresa, juros elevados, perda de consumidores, mercado de consumo muito restrito e/ou nenhuma viabilidade futura para continuidade do negócio.

Vendas insuficientes ? Esta possível causa, pode acontecer por diversos motivos. Recessão econômica, má qualidade, fraca competitividade, dificuldades de estoque..

Despesas excessivas ? Este fator é consequente de uma má gestão. Dividas e despesas demasiadas podem levar um negócio a fechar as suas portas.

Observando esses dados trazidos pela pesquisa, é possível entender que alguns aspectos de uma má gestão estão diretamente ligados com o fato de que muitas empresas fecham em seus primeiros (e mais importantes) anos de funcionamento. E neste sentido, Prates e Ospina (2004) trouxeram uma análise da importância e do impacto da utilização da tecnologia da informação em pequenos negócios, especialmente em um país em desenvolvimento como o Brasil. A relação entre a estrutura organizacional de um negócio e a tecnologia da informação é tida como extremamente relevante, uma vez que, a utilização desta tecnologia é capaz de alterar a forma de administrar a empresa ou até mesmo a forma como uma determinada tarefa é executada. Ainda na análise trazida por Prates e Ospina (2004), destaca-se como a tecnologia da informação está diretamente ligada a satisfação do usuário e melhoria dos controles (redução de ações redundantes e aumento da continuidade).

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Referências:

Rodrigo Carlos Pereira e Priscila Aparecida Sousa (2017). Fatores de mortalidade de micro e pequenas empresas: um estudo sobre o setor de serviços. Disponível no link: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/195_Mortalidade_nas_MPEs.pdf

Pesquisa Sebrae revela causas do fechamento de empresas, 2014. Disponível em: https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/pesquisa-do-sebrae-revela-causas-do-fechamento-de-empresas,db6e46247d2a7410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Glaúcia Aparecida Prates; Marco Túlio Ospina. Tecnologia da informação em pequenas empresas: fatores de êxito, restrições e benefícios. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000200002