O que é indústria 4.0?

As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.

Isso graças à sua combinação das maiores tendências em tecnologia: IoT (Internet das Coisas), Impressoras 3D, Big Data, Analytics, Realidade Aumentada, cloud computing (computação em nuvem) entre outras tecnologias recentes. O conhecimento e a comunicação são as grandes tônicas dessa revolução.

A fábrica inteligente é a nova aposta em gestão, possibilitando produção avançada e novas práticas no ambiente fabril. A revolução é capaz de potencializar os níveis de rendimento em escala global, melhorando, inclusive, a qualidade de vida da população.

Porém, cabe destacar que a indústria 4.0 traz um grande desafio para as indústrias, e para o mercado em geral, pois só será capaz de se beneficiar desta nova revolução quem se adaptar ao novo momento, investindo efetivamente em inovação e busca de um modelo de gestão baseado em dados para a tomada de decisões cada vez mais assertivas.


O que é Logística 4.0?

Logística 4.0 é uma expressão que representa uma nova fase da logística, ultra conectada e que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostos pela indústria 4.0. Nela são privilegiadas as otimizações e a tomada de decisões apoiadas em dados, que em parte são produzidos dentro de cada empresa, e parte são trocados entre clientes, embarcadores, transportadoras, armazéns e demais envolvidos na cadeia logística.


O que muda com a Logística 4.0?

1. Redução da perda de ativos : Conhecer os problemas dos produtos em tempo para encontrar uma solução.

2. Economia de custos de combustível: Otimizar rotas de frota, monitorando as condições de tráfego.

3. Garantia da estabilidade de temperatura: Monitorar resfriamento que, de acordo com o Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, cerca de um terço dos alimentos perecem em trânsito a cada ano.

4. Gerenciamento do estoque do armazém:  Se antes era comum manter grandes estoques e correr o risco de sofrer perdas gigantescas por conta dos prazos de validade e dificuldades de armazenamento, agora é essencial aplicar a gestão inteligente de estoques.

5. Identificação da visão do usuário: Sensores incorporados fornecem visibilidade sobre o comportamento do cliente e uso do produto.

6. Criação da eficiência de frotas: Reduzir as redundâncias.


Como preparar sua transportadora para a Logística 4.0?

A Logística 4.0 é ultra conectada e preza pela rapidez e pela otimização tecnológica.Para adotá-la e não se tornar obsoleta no seu mercado, a sua transportadora ou operador logístico deve promover mudanças na cultura organizacional e em práticas diárias. 

1. Mapeie e revise os seus processos de trabalho:  É muito importante que seus processos de trabalho sejam conhecidos e revisados, buscando otimizar e automatizar o máximo possível.

2. Implante um Software de Gestão de Transportes Completo: Com todos os recursos que hoje temos à mão, gerenciar a empresa com planilhas já não faz sentido. Se a empresa opta por adotar um software para gerenciamento da sua frota, as informações podem ser importadas automaticamente e registradas no sistema, sem digitação, sem perda de tempo e sem erros.

3. Conecte a sua frota e motoristas à base: Se um veículo não está seguindo o trajeto planejado, o gestor pode intervir imediatamente sobre frota. Dessa mesma forma, se um determinado motorista estiver apresentando médias de consumo de combustíveis ruins, um sistema de gestão de frota permite avaliá-los individualmente ou enquanto grupo por meio das análises e estatísticas.

4. Utilize a mobilidade a favor da sua empresa: Quando seus motoristas utilizam aplicativos de registro de ocorrências de transporte, você fica informado sobre cada evento ocorrido durante a viagem.

5. Crie uma rotina e cultura de gestão baseada em dados: Diante do grande volume de dados e informações que as novas tecnologias e sistemas disponibilizam, surgem as condições para que os gestores interessados possam analisar as suas empresas por diversos aspectos, e a partir disso tomar as melhores decisões, reduzindo custos, melhorando prazos de entrega e atendendo cada vez melhor os seus clientes. Mas para isso é fundamental que seja criada na empresa a cultura de seguir uma rotina de analisar os relatórios e dados gerados pelos sistemas com frequência.


Empresas que não buscar inovar constantemente, acabam ficando para trás de seus concorrentes. Sendo assim, é preciso investir em novos recursos tecnológicos, desenvolvendo processos e equipes com alto potencial analítico.

A DotSE ajuda sua empresa desde o processo de mapeamento de processo, até a implantação e acompanhamento do software. Graças a integração entre DotTransporter e DotBSC, agora é possivel gerar e acompanhar indicadores de desempenho, ajudando você e sua equipe a identificar falhas e acertos, impulsionando o crescimento da sua empresa. 

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a se adequar a nova fase da logística? Entre em contato conosco. Clique AQUI.


Fontes: *Indústria 4.0 *ElleceLogística