Investir num ERP é uma decisão bastante desafiadora. Ao tomá-la, será necessário o entendimento do que realmente é e qual a sua funcionalidade dentro do negócio. Mas vamos ao que interessa: Você sabe o que é um sistema ERP? Você sabe escolher qual o o sistema ERP que será vantajoso para o seu negócio? Para saber mais, continue lendo este texto.

Vamos começar pelo principio. O nome do sistema ERP vêm da expressão em inglês Enterprise Resource Planning; ERP, e traduzido significa Planejamento de Recurso Corporativo. Ele é um sistema de informação que integra de modo efetivo todas as informações e processos de uma empresa em um único sistema.

Em meados da década de 70, impulsionados pela expansão econômica e disseminação computacional, utilizou-se largamente o planejamento de recursos de manufatura, conhecido também como MRP, que veio a ser o antecessor do que hoje conhecemos como ERP. De acordo com a linha evolutiva, nos anos 80, através da possibilidade de os computadores estarem ligados a servidores mais fáceis e baratos, transformou o MRP em MRP II, passando também a controlar a mão-de-obra e maquinários. Já na década de 90, a sigla ERP passou a ganhar notoriedade por ser uma ferramenta essencial no controle e gestão corporativa, que ganhou aspectos mais parecidos com o que conhecemos atualmente.

Você sabe quais são as vantagens de um sistema ERP?

Redução de erros e retrabalho:

A análise possibilitada por este sistema traz um poder de decisões mais assertivas para os gestores. Gestão de funcionários, gestão de estoque, compra de material são algumas das percepções que o gestor poderá ver de forma maximizada através do sistema.


Gestão completa e padronizada:

A completa integração entre os setores do negócio, possibilita que o funcionamento do negócio possa ser visto, analisado e realizado como um todo. Desta forma, a gestão torna-se completa e padronizada.


Moderniza os processos:

A digitalização dos processos faz com que eles também passem por uma modernização. Esta modernização tem como função melhorar a produção, bem como, evitar que erros que anterior a sua instalação voltem a ocorrer.


Ok, você já deve ter entendido que um sistema ERP faz bem para o seu negócio. Mas como identificar qual o momento mais vantajoso para investir em um sistema ERP? Eis a questão.

Imagine as seguintes situações: 

1: Você tem uma empresa A. Essa empresa, fornece um determinado produto e está em ascensão no mercado. É um produto novo, e por isso a demanda cresceu exponencialmente nos últimos tempos.

2: Você tem uma empresa que já está a um determinado tempo no mercado. Sente a necessidade de crescer, informatizar e melhorar os processos, mas não sabe por onde começar e como pode tornar os processos melhores.

3: Você é o gestor de uma empresa que já possui anos no mercado, uma cartela de clientes fieis e uma marca consolidada. Busca pela excelência, e quer que o trabalho diário tenha cada vez menos erros. 

Estes são apenas três exemplos de momentos de empresas em que investir num sistema ERP fará muito bem. Estas simulações evidenciam como a sistematização desta ferramenta impulsiona o crescimento e fortalecimento do negócio como um todo.


Ficou com dúvidas ou quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco, nós vamos até você.




Referências:


Sistema integrado de gestão empresarial, 2017. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_integrado_de_gest%C3%A3o_empresarial.