No decorrer dos anos os modos de trabalho tem se modificado e a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Essa inovação permite que a gestão da empresa se torne mais simples e objetiva. Por isso, não aderir a tecnologia é ficar para trás no mercado competitivo atual. Além disso, a tecnologia permite que os gestores tenham mais tempo para pensar de forma estratégica a gestão da empresa. 

As mudanças geram reflexões sobre os papéis das pessoas no processo. Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial, farão com que algumas funções sejam revistas ou até mesmo extintas. Em contrapartida novas funções serão criadas e o profissional precisa estar preparado e apto para essas mudanças, pois a inteligência do ser humano é insubstituível. Acompanhe no artigo abaixo como a tecnologia pode contribuir para a geração de empregos. Acompanhe:


Novas funções

O medo de que muitas funções deixem de existir com o crescimento das novas tecnologias é grande entre os profissionais. Mas, se o trabalhador  souber potencializar as suas habilidades a tendência é que se adapte às mudanças e cresça juntamente com a empresa. 

Uma das maiores empresas de consultoria do mundo, a francesa Capgemini, fez um estudo sobre a IA (inteligência artificial). A conclusão foi que em quase 80% dos casos em que a inteligência artificial foi implementada nas empresas mais empregos foram gerados. Isso porque com o surgimento de novas tecnologias, maior a necessidade de profissionais aptos para executarem novas funções.


Humanos e Inteligência Artificial

O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho, como vimos anteriormente, pode ser extremamente positivo se for bem utilizado. Por isso, a rivalidade entre humano e IA não pode ser o fator dominante. O segredo é que as duas partes se complementam.

Se por um lado os robôs têm a facilidade de automatizar processos repetitivos ou que podem ser resolvidos por algoritmos, é o ser humano quem precisa programá-lo para tal.


Aliada ao crescimento da empresa

Um estudo da Gartner com inúmeros CEOs revelou que para 58% deles, o investimento em tecnologia fazia parte da estratégia de crescimento do negócio entre 2018 e 2020. Em 2018, por exemplo, as empresas gastaram mais de US$ 3,7 trilhões em tecnologia.

Mobilidade, dados e também soluções de inteligência lideraram esses gastos. Outra pesquisa da Avanade, empresa de Consultoria e TI, mostrou que empresas que investem em tecnologia tem receitas até 70% maiores do que as que não investem.

Números que mostram o real impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho. Quem aposta em soluções tecnológicas da forma correta, tendem a aumentar gradualmente suas receitas.


Benefícios da Inteligência Artificial

Mas afinal quais são os benefícios da Inteligência Artificial no mercado de trabalho: 

  • Automatização de processos 
  • Segurança dos documentos
  • Maior geração de empregos
  • Melhoria da comunicação


E você o que acha sobre o assunto? Acredita que a Inteligência Artificial virá para agregar na vida dos trabalhadores? Deixe seu comentário. :)



Fonte: Xerpa