A inovação anda intimamente com o conhecimento, na nossa sociedade. As mudanças culturais, ocasionadas principalmente após o advento da internet e de outras ferramentas digitais, tornaram as mudanças cada vez mais constantes, além de deixar o mercado entre os negócios muito mais competitivos, uma vez que, os consumidores passaram a ter uma ferramenta que diminuía a as distancias físicas e possibilitava uma pesquisa de mercado muito mais aprofundada e maximizada.

    Um sistema de informação utilizado para gerenciamento, tem como principais funções a coleta, armazenamento, tabulação, processamento e distribuição das informações. Cada passo dessa função, é feito de maneira inteiramente digital e segura, uma vez que, as informações tanto dos consumidores quanto da própria empresa, são unidades essenciais para o funcionamento correto e satisfatória de todo o negócio. É necessário destacar que, as informações coletadas pelo sistema são geradas a partir de dados processados, entendidos como importantes de alguma forma, e que podem contribuir para futuras decisões assertivas da companhia.

    Neste contexto, é muito importante levar em consideração a qualidade das informações dispostas para o sistema e pelas análises do sistema. Desta maneira, evitar que as análises fiquem dispersas ou engavetadas dentro da empresa, é uma maneira de evitar que informações importantes cheguem tarde, de perder informações, ou então, evitar insights inovadores por falta de informações. Um dos questionamentos nascidos nesta reflexão, é que existe uma dificuldade geral na compreensão destes dados. Ou seja, há uma certa dificuldade em ler estes dados como físicos, integrais e resultantes do dia a dia da empresa. Entender que estes dados são o resultado da necessidade dos consumidores, é essencial para conseguir entender o comportamento, os anseios e as principais necessidades dos consumidores.

    O diferencial das empresas que já possuem sistemas de gerenciamento, especialmente os construídos de forma personalizada, é que elas não gastam tempo no armazenamento, análise e verificações dos dados. E também, na forma como estas informações são utilizadas nas tomadas estratégicas de decisões. Assim, elas conseguem se destacar de seus concorrentes perante aos consumidores. Além disso, (como mencionado acima), as decisões estratégicas são fundamentais para um posicionamento planejado e executado de forma eficiente.

    No mercado existem inúmeros sistemas considerados como sistemas ?de gaveta?, pois são considerados sistemas ?padrão?, uma vez que foram construídos para serem mais baratos e não levarem em consideração as especificidades de cada negócio. Eles devem ser avaliados para entender se as suas opções e funcionalidades se adequam as suas necessidades, caso contrário, sistemas personalizados de forma geral, sempre atendem integralmente as necessidades, uma vez que a sua concepção é feita sempre levando em consideração as reais carências das empresas.

    O fato é que: Como as informações podem fazer diferença no seu dia a dia? Para se chegar a uma conclusão, é necessário entender que tipo de informação é relevante e como ela pode ser analisada. Vamos imaginar o seguinte exemplo: Você é o dono de uma transportadora de tamanho médio, e todo mês entram os dados de gastos com manutenção e substituição de pneus da frota. Entender como este dado pode ser relevante para futuras tomadas de decisões, como por exemplo, trocar de marca de pneus, investir em novos automóveis ou qualquer outra definição.

    Ou seja, a gestão e análise da informação é essencial para um crescimento estratégico dos negócios. Reiteramos a importância da avaliação dos dados, pois eles tornam os ativos da informação mais seguros, confiáveis e competitivos.

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