Gestão de estoque de e-commerce eficiente
A internet passou a oferecer a possibilidade de comércio através das plataformas digitais, dando então um passo extremamente importante no mercado dos negócios: Os e-commerces. Essas plataformas de consumo digital oferecem inúmeros e importantes serviços: desde produtos até serviços essenciais para o dia a dia.
Segundo reportagem publicada no site Terra, um estudo feito a pedido do PayPal apontou que o Brasil superou a marca de 600 mil sites de e-commerce, em comparação a 547 mil de 2016. Esse número significativo, representa a importância e força deste setor para a economia do país, despontando como um mercado maduro e notoriamente bem engajado pelos consumidores.
Esse mesmo estudo citado na reportagem, aponta um crescimento no tempo médio de vida das lojas on-line, dobrando de 3 para 6 meses. Esse tempo de vida útil maior, representa uma estabilidade maior para as empresas que querem trazer o seu negócio para o mundo digital on-line.
O boom das mídias sociais também está associado ao crescimento deste mercado. Utilizadas largamente como ferramentas de divulgação dos produtos e serviços ofertados, elas se tornam canais de contato entre as plataformas e seus consumidores. Promoções, alcance orgânico, anúncios pagos e estratégias criativas são os principais métodos de atrair visitantes e possíveis compradores para as plataformas digitais.
Levando em consideração o exposto acima, entende-se que a gestão de estoque dos comércios online é um dos pilares da empresa. Por se tratar de uma negociação feita a distância, uma entrega rápida e eficiente pode agregar valores positivos na percepção de quem está comprando. Um e-commerce com uma entrega rápida e confiável é muito mais bem visto do que outro que atrasou na entrega. Sendo assim, o gerenciamento de estoque apresenta-se como um fator decisivo, e por isso merece ter toda a atenção dos gestores.
Como distinguir uma boa de uma má gestão de estoque de e-commerces? É simples. Basta checar as próprias recomendações dos clientes na internet. Existem diversos fóruns voltados a isso, sites, e também, as próprias redes sociais muitas vezes são usadas para que os consumidores expunham a sua insatisfação.
Um sistema de gestão de estoque eficiente se faz uma ferramenta essencial no dia a dia dos e-commerces. Além de tornar o trabalho do gestor mais fácil, ele minimizará as possíveis falhas, além de estudar como e de que forma diminuir os gastos neste setor do negócio. Tratando-se de e-commerces de produtos, o estoque representa um dos maiores gastos que os negócios têm. Sendo assim, buscar formas de minimizer os impactos dos gastos com esta parte do negócio é fundamental.
A conciliação entre um estoque físico e uma loja virtual não é uma tarefa fácil. E conseguir adequar a logística entre os dois, é mais complicado ainda. A tecnologia empregada em um sistema de gestão de estoque busca levar em consideração o processo como um todo, e também em como este processo pode ser feito de maneira mais rápida possível. Digitalizar e automatizar processos é uma das possibilidades que normalmente estes sistemas fornecem, diminuindo o tempo necessário para a execução de determinada tarefa.
Os projetos de sistemas personalizados desenvolvidos aqui na DotSE são construídos levando em consideração formas de otimizar os processos da empresa. Assim, a gestão do estoque é um setor que também é pensado, planejado e otimizado.
Quer saber um pouco mais? Entre em contato com um dos nossos revendedores, nós vamos até você.
Referências:
Mercado de e-commerce. Disponível em: http://idgnow.com.br/internet/2017/06/29/mercado-de-e-commerce-cresce-9-23-no-brasil-e-alcanca-600-mil-lojas/
Comentários