Como gastar menos e lucrar mais? Eis a questão que assombra a muitas empresas. Manter o crescimento de uma empresa, especialmente os pequenos negócios, é um desafio que encontra cada vez mais obstáculos. Encontrar um coeficiente rentável que esteja entre a quantidade comprada e a quantidade vendida, significa dizer que a gestão de estoque está sendo muito bem feita. Mas o que é isso afinal de contas?

Alguns erros comuns na gestão de estoque, que é feita a partir do faro de negócios dos próprios gestores, consistem no super-estoque ou a falta de produtos. É necessário entender um pouco de tudo: mercado, consumidores, momento, economia e até mesmo de interpéries climáticas. Vamos a um exemplo: João tem uma empresa que fornece o produto B aos seus consumidores. O produto B vai muito bem em climas frios. João foi pego de surpresa por uma frente fria, e sem um controle de estoque eficiente, acabou deixando de atender a muitos de seus clientes, criando uma imagem negativa no mercado. Bons gestores buscam se aprofundar no comportamento dos seus consumidores, entendendo assim como se comportam diante de devidas situações, buscando garantir que o controle e longevidade de seus estoques supram as suas saídas e atendam a novas demandas.

Da mesma maneira que possuir um produto com 80% a mais no estoque de sua saída é um prejuízo, a falta de determinada mercadoria também prejudica o negócio. O ponto de encontro dentre esses dois extremos deve ser calculado cuidadosamente, para que assim, a gestão de estoque seja feita de forma eficiente. 

Em uma matéria divulgada no site do Sebrae, segundo Alexandre Mallet Kolling "Precisa-se de um plano para adequar a clientela ao seu fornecimento e procurar saídas para atender novas demandas". E isso vem de encontro com o que propomos: utilize a tecnologia a seu favor, e crie planos para a sua clientela.

Sistemas de gestão de estoque inteligentes são recentes, e trazem cada vez mais funcionalidades em sua composição. O desenvolvimento de softwares personalizados carrega em sí a premissa de serem construídos sob os moldes das necessidades do negócio, dentre elas, a gestão de estoque. Estes tipos de sistemas, além de agilizarem os processos, otimizam a gestão, uma vez que a digitalização dos processos diminui o tempo necessário e fornece os dados em tempo real. A projeção de estoque é uma das informações mais importantes que se pode ter, pois é através dele que irá se adquirir determinada quantidade, levando em consideração a quantidade de saída. Essa estudo da rotatividade da mercadoria é chamado de estoque de segurança, ele garante que não falte produtos aos clientes, mas não sobre mercadorias paradas em estoque. 

A relação entre o setor de compras e o setor de vendas é refletida junto ao setor responsável pelo gerenciamento do estoque. Pensar estratégicamente a respeito da meta de vendas, também é saber utilizar de forma inteligente a capacidade ágil de utilizar processos de distribuição, organização e logística de estoque em produtos finais, e conseguir de forma efetiva atender a todas as demandas de vendas.

Segundo OLIVEIRA, "O objetivo do controle de estoque é também financeiro, pois a manutenção de estoques é cara e o gerenciamento do estoque deve permitir que o capital investido seja minimizado", este conceito vai de encontro ao proposto por SANTOS, que 

Afirma: "Mas o objetivo principal da administração de materiais é que o material chegue ao local certo, na hora certa e quantidade correta".

A competitividade que os negócios estão expostos, e a exigência cada vez maior de performance das empresas, pede que cada vez mais as companhias se reinventem. E esta inovação também reflete-se nos processos e na forma como eles são feitos. Implantar a tecnologia e utiliza-lá a seu favor para atingir tais objetivos é essencial. 


Facilitando a gestão

Implantar um Sistema de gestão de estoque facilitará o processo de gestão do mesmo, uma vez que, todo o controle de entradas e saídas estará disponível para um planejamento estratégico. A flexibilidade possibilitada pelo Sistema, trará menores riscos de atrasos, dificuldade de fornecimentos, dificuldade em compras, e principalmente, reduzirá a margem de custo do estoque.


Entendendo a demanda

Um Sistema de gestão eficiente também sera uma ferramenta auxiliadora quanto a sua demanda. Manter um histórico de outros anos servem como base de entendimento e previsão para determinadas épocas do ano. 


Planejando a logística

O estoque representa um dos ativos mais importantes das empresas, e por se tratar de um setor que envolve grandes custos, planejar a sua logística como um todo também é fundamental. Se considerarmos a importância dos valores representados, entenderemos que, planejar estratégicamente desde o momento da compra, passando pelo processamento, armazenagem e chegando até a liberação de entrega, poderemos constatar como possuir procedimentos pensados e implantados previamente podem facilitar e tornar o trabalho menos custoso, e consequentemente mais lucrativo.


Quer saber mais? Entre em contato com um dos nossos revendedores, nós vamos até você.


Referências: 

Oliveira, Marcela Maria Eloy Paixão, and Rafaella Machado Rosa da SILVA. "Gestão de estoque.[...]." (2014).


Carlos dos Santos, Bruno, et al. "GESTÃO DE ESTOQUE." REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS (2014).


[1] Matéria disponível no link a seguir: http://blog.sebrae-sc.com.br/gestao-de-compras-e-estoque/