Se você chegou até aqui, é porque deve estar se questionando ou já se deparou com a seguinte situação: precisa investir na troca de sistema, atualização ou até mesmo a compra de um. Quando este questionamento vem à tona, muito provavelmente alguns empresários se perguntam o porquê é necessário investir nesta área. Tentaremos esclarecer neste post, a importância de um sistema de gerenciamento para o seu negócio.

    Quando o assunto é eficiência, a indústria busca cada vez mais por tecnologias que as auxiliem no processo de gerenciamento e potencialização da cadeia produtiva, bem como, de toda a estrutura do negócio, afim de aumentar a sua capacidade competitiva de mercado. Existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar de diversas maneiras as empresas, além de possuírem uma imensa gama de funcionalidades, cabe então, aos gestores um bom planejamento e execução.

    A muito tempo vem se discutindo a importância da informação para a construção do conhecimento corporativo, tanto sobre o mercado quanto sobre as próprias instituições. No entanto, a informação vem se revelando como um item essencial e relevante para a gestão e planejamento estratégico corporativo.

    Segundo Queiroz (2015, p. 26) ?a ciência da informação, não é um campo de estudos tão recente como seu nome pode sugerir. Os primeiros esboços do que hoje conhecemos como periódicos datam do século XVII?, ou seja, mesmo esta sendo uma área que datam de períodos tão antigos, atualmente ela é responsável por grandes transformações e inovações no nosso dia a dia. Os sistemas desenvolvidos por esta área de estudos, atualmente são responsáveis pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações que possuam um determinado objetivo em um contexto específico.

    Muitas corporações enfrentam dificuldades no entendimento das informações. As empresas até sabem como obter os dados, porém, não conseguem filtra-los e analisá-los, e então, encontram-se em um dilema: base de dados. Ou seja, é muito importante levar em consideração não só a quantidade e qualidade das informações, mas a capacidade de analisar e armazená-las. Sendo assim, um sistema de gerenciamento apresenta-se como uma ferramenta auxiliadora essencial para um gerenciamento eficiente do negócio.

    Investir em um sistema que colete, processe, armazene e analise as informações é um investimento, que sem dúvida oferece grandes vantagens e diferenciais para a empresa. Além de estar atrelado diretamente a forma como a corporação é gerenciada.

    Diante do contexto já discuto acima, verifica-se que os sistemas de gerenciamento não são apenas ferramentas importantes, mas são fundamentais para a sua competitividade e sobrevivência no mercado. Desta maneira, eles destacam-se como instrumentos primordiais em gestões eficientes.

    A tecnologia empregada da maneira correta, aliada a um gestor com capacidade critica, é o maior meio para se destacar perante aos concorrentes de mercado. Gerenciar uma equipe é uma tarefa nada fácil, porém, ela não precisa ser feita de maneira manual, sem auxilio da tecnologia. Se as ferramentas estão aí, porque não investir e utilizá-las?

    A exatidão, confiabilidade e disponibilidade das informações e relatórios fornecidos pelos sistemas de gestão desenvolvidos, especialmente os sistemas personalizados, possui uma mínima margem de erros, e consequentemente, fornecem relatórios de verificação e tendências que são extremamente uteis para os gestores, visto que, a partir deles futuras decisões podem ser tomadas, de acordo com os objetivos almejados pela empresa.

    Salientamos que uma gestão auxiliada por um sistema é muito mais eficiente. Visto que, as decisões são embasadas em dados reais, analisados e extraídos da própria realidade do negócio. Porém, mesmo tendo a tecnologia a seu favor, salientamos que a atuação de um profissional para gerir os projetos é crucial, pois é este profissional que preencherá, monitorará e acompanhará todas as atividades, relatórios, e tomará as futuras decisões.

Referências:

Queiroz, Daniela Gralha de Caneda. Ciência da informação: história, conceitos e características. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/download/57516/36041. Acesso em 20/04/2017.