Sabe aquela pessoa que você chama quando está com problemas na sua impressora? Quando o computador não quer ligar? Ou quando a internet não quer conectar de jeito nenhum? Então, este não é o profissional da Tecnologia da Informação!

Sim, ele pode fazer tudo isso, mas essa não é a sua função nas empresas, inclusive a sua função vem ganhando cada vez mais importância dentro das organizações, principalmente aquelas que trabalham com inovação ou que querem se diferenciar no mercado, com inteligência e organização.

O profissional da Tecnologia da Informação é um dos responsáveis por conhecer em detalhes as rotinas administrativas e ferramentas tecnológicas que as suas empresas possuem, para que consigam buscar formas de inovar e otimizar o tempo e os recursos empregados nessas atividades.

A Tecnologia da Informação vem a um bom tempo sendo encarada como uma das áreas mais importantes dentro das empresas, isso porque, uma das suas principais funções é definir, planejar e implantar os sistemas de automação para o gerenciamento das informações internas, garantindo um melhor desempenho e organização das tomadas de decisão, encurtando caminhos e qualificando as informações.

Também passa pelo setor de TI e pelas mãos do profissional da tecnologia da informação, o cuidado com a segurança dados e informações internas da empresa e dos clientes e parceiros que por ventura venham a compartilhar as mesmas, por isso, a atualização dos softwares, serviços e formas de se manter a segurança, é de extrema importância.

A informação é um dos maiores bens e patrimônios de uma empresa, por isso, ela deve ser encarada como tal, essa é uma das principais funções do setor e do profissional de Tecnologia da Informação, garantir que as informações necessárias estarão disponíveis nos locais certos e com a segurança necessária, sem que caia nas mãos das pessoas erradas, garantindo a qualidade das informações e das tomadas de decisão que serão geradas com essas informações.

No último ano, o setor de TI apresentou um crescimento maior do que a média mundial, enquanto os investimentos em hardware, software e serviços cresceu 5,6% no mundo, o Brasil apresentou um crescimento de 9,2% nestes investimentos, sendo que a tendência deve se manter neste ano, com uma projeção de crescimento do setor em 3% no país, maior que os 2,4% de crescimento esperado para o resto do mundial.

Na América Latina o Brasil lidera o ranking de investimentos em TI de forma disparada, representando 45% do investido nessa região, bem a frente do México, que está em segundo com 20%, já no ranking mundial o Brasil ocupa a sexta posição, sendo que quase metade destes investimentos são feitos em softwares e serviços, é o que aponta um estudo produzido pela Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software).

A DotSE trabalha com sistemas customizados as necessidades de cada empresa, trabalhando de forma integrada com os setores de Tecnologia da Informação de seus parceiros, sempre buscando entregar os melhores resultados para todos, através dos serviços e suporte oferecidos. Se você quer conhecer mais sobre os nossos serviços e softwares, clique aqui, entre em contato e se quiser, receba uma hora de consultoria grátis.