A Seara Alimentos, empresa do Grupo JBS, quando precisava aprovar um projeto de investimento, antes de 2016, passava por um processo turbulento. Eram malas cheias de projetos, em torno de 25 páginas cada demanda, que eram enviadas das filiais espalhadas pelo país para aprovação na matriz, em São Paulo (SP). Além disso, extravios de formulários, digitalizações e impressões feitas erradas era algo comum no dia a dia. 

Conforme Patrícia Matte, Analista da equipe de Engenharia Corporativa da Seara Alimentos, estudos importantes eram armazenados em equipamentos de colaboradores, o que gerava insegurança e indisponibilidade da informação. Uma sala era destinada para guardar os formulários, em torno de 1 milhão de folhas. 






Atualmente, isso já não faz mais parte da rotina da empresa. Desde 2015, a DotSE desenvolveu o sistema DotPlan, para o gerenciamento e acompanhamento de projetos de investimentos. Após a implantação do sistema em 2016, a empresa consegue ter todos os estudos para investimentos armazenados em um só lugar, é possível gerar diversos tipos de relatórios e tudo isso na palma da mão, pois além do sistema desktop a DotSE desenvolveu o aplicativo mobile, que proporciona lançamentos das atividades em tempo real em qualquer lugar.


Necessidade

André Bagatini,   da Seara Alimentos, explica que a empresa está em constante crescimento, e por isso necessitava de um sistema único que fosse capaz de gerenciar e consolidar todas as informações dos projetos de investimentos. Antes do processo ser sistematizado os controles eram feitos através de planilhas do Excel extensas e de difícil atualização. 



 


O que é o DotPlan?

O DotPlan é um sistema de gerenciamento e acompanhamento de projetos de investimento. Facilita a gestão de projetos de diferentes portes, desde a criação de demandas até a sua finalização. Possibilita a integração de profissionais de diferentes áreas da empresa em uma única plataforma, facilitando o andamento de aprovações e fases do projeto.


Empresas e a Lei Sarbanes-Oxley

Para as empresas brasileiras mostrarem mais credibilidade e segurança com relação às informações financeiras ao fazerem negócios com organizações estrangeiras, elas devem estar em conformidade com a SOx. Além de credibilidade e segurança, empresas aderentes com a Lei Sarbanes-Oxley têm mais oportunidade de se destacar no cenário nacional e internacional. Atender as exigências necessárias para que as Demonstrações Financeiras sejam elaboradas por um ambiente controlado e monitorado por ações anti fraudes, falhas e erros. O sistema DotPlan contribui para que a empresa esteja dentro da lei e seja transparente em todo o processo de um projeto de investimento. 


Grupo JBS

Com mais de seis décadas de história, a JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com mais de 230 mil colaboradores no mundo. A companhia, presente em 16 países, com plataformas de produção ou escritórios comerciais, possui um diversificado portfólio de produtos, com dezenas de marcas reconhecidas em todo o mundo. A companhia também atua em setores relacionados com o seu core business como couros, biodiesel, colágeno, sabonetes, glicerina e envoltórios para embutidos, bem como possui negócios de gestão de resíduos, embalagens metálicas e transportes, que apoiam a sua operação.

O diversificado portfólio da companhia conta com marcas como Seara, Swift, Friboi, Doriana, Moy Park, Pilgrim?s, Primo, Gold KistFarms, Pierce e 1855, entre outras. Essa variedade de produtos e a presença em 16 países atendem mais de 275 mil clientes em 190 países.

A JBS abriu seu capital em 2007 e suas ações são negociadas na BM&FBovespa no mais elevado nível de governança corporativa do mercado de capitais do Brasil, o Novo Mercado. Em 2016, a companhia registrou receita líquida de R$ 170,3 bilhões.