Estratégias para aprimorar o relacionamento com o cliente.
O relacionamento com o cliente é algo que as empresas buscam estar em constante melhoria. Um bom relacionamento com o consumidor pode refletir em uma preferencia constante por parte dos consumidores, seja por um serviço ou por um produto. Quando são negócios B2B ou Business to Business (traduzido livremente como ?negócio para negócio?) um relacionamento bem estruturado, pode significar em eficiência, bons resultados e longas parcerias de sucesso.
A prática de desenvolver e aperfeiçoar o relacionamento com o cliente, vêm sendo feita a muito tempo, tanto quanto já foi percebida como essencial. Com o passar do tempo, algumas ferramentas facilitaram esta gestão, como por exemplo as mídias sociais, a internet, o telefone, aplicativos, dentre outras ferramentas que aproximaram as empresas dos seus consumidores.
Assim como aquele pequeno armazém onde o dono conhece cada um dos seus clientes, suas preferências e suas necessidades, e assim já se adianta a elas e oferece de forma rápida o que cada cliente procura, uma grande empresa com uma estratégia eficiente na relação com os seus consumidores pode oferecer um bom atendimento e uma solução eficiente para quem os procura.
Neste sentido, a Gestão de Relacionamento com o Cliente ou CRM é uma abordagem com a intenção de aprimorar, melhorar e inovar no que diz respeito o relacionamento com o cliente. Segundo PRIETO (2005) ?algumas características do ambiente de hiper-competição no qual as empresas estão inseridas tornam o conceito mais complexo, tais como, o tamanho dos negócios, a diversificação dos canais de comercialização e distribuição?, ou seja, estas características do mercado tornam ainda mais complexa a gestão do relacionamento, sendo necessária ainda mais atenção.
Ainda segundo PRIETO (2005) ?O papel do CRM é justamente integrar as informações que podem vir de dentro da empresa ou das diversas partes externas que interagem com a empresa e transformá-las em conhecimento para a gestão do relacionamento com o cliente?, deixando claro como as informações quando integradas, propiciam ao negócio um conhecimento a respeito do perfil dos seus consumidores. Entender porque, onde, quando e como compram, facilita o desenvolvimento de uma estratégia eficaz.
Dê atenção para Marketing e Vendas
O relacionamento com o cliente deve estar presente em todos os setores do negócio. Porém, estes dois setores são essenciais. O setor de vendas, como já o próprio nome diz, é o responsável por efetuar as vendas. Quanto melhor o relacionamento, maior o número de vendas e maior o lucro.
Ultrapasse as expectativas
Parece um tópico muito óbvio, mas não é. Está cada vez mais difícil inovar no sentido de ultrapassar as expectativas dos consumidores, mas talvez seja exatamente por isso que quem surpreenda os seus consumidores é exatamente aquele que se destaca no mercado e cresce constantemente.
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Referências:
PRIETO, Vanderli Correia. 2005. Gestão do relacionamento com o cliente em mercados business-to-business. Disponível em: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/viewFile/324/421
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