Para muitas pessoas, abrir um negócio próprio, ou fazer que o seu negócio cresça é um sonho que parece distante. Só parece. A realidade aponta que, se algumas coisas forem modificadas, ele está mais próximo do que parece.

    Seguir com o negócio próspero, é um desafio muito grande. Aliado a alta concorrência, consumidores cada vez mais exigentes e um mercado que está passando por crise deixando a economia em recessão, o desafio é ainda maior. Por isso o empreendedor deve estar atento a pequenos fatos que podem tornar o seu dia a dia mais fácil, além de, tornar o seu negócio mais rentável a médio e longo prazo.

    Preparar-se é essencial para o sucesso de um negócio. Além de otimismo de crescimento, a busca por informações pode tornar o trabalho mais fácil e rentável. A solução mais certeira é sempre trabalhar os pontos que precisam se desenvolver, e impulsionar os pontos fortes, tornando-se mais suscetível a ser lembrado pelo seu consumidor.   

Destacamos alguns erros comuns de negócios que querem crescer. Assim, essas dicas podem facilitar esse processo para você, empreendedor.


Não inovar

    Inovar é essencial seja qual for o seu modelo de negócio. A internet encurtou distâncias, e permite que o consumidor busque exatamente aqui que ele quer, ou então, algo novo. Neste sentido, a sua empresa deve sempre buscar oferecer algo que surpreenda e chame a atenção dos consumidores, e para isso, inovar é a receita certa. Além do mais, inovar também está ligado ao fato de se destacar da concorrência, criando assim, uma percepção de valor agregado dos consumidores em relação ao se negócio.


Não possuir um plano de negócio

    Planejar é fundamental. Estudar o seu cliente, o que ele faz, quando, como e porque compra, o que a concorrência está fazendo, qual o diferencial que pode chamar atenção, além de outros aspectos do mercado e de negócios, é fundamental para trazer uma visão de onde o negócio está inserido e o que pode fazer para se atingir o sucesso. É uma ferramenta que roteiriza o caminho que o empreendedor pode percorrer, além de facilitar no seu ?olhar? a longo prazo, assegurando que o objetivo do negócio seja alcançado.


Falta de capacitação

    Investir em capacitação, é uma das melhores ferramentas para o negócio crescer. Tanto em capacitação do gestor, quanto capacitação da equipe para alcançar a excelência em seu produto/serviço. Sendo assim, a falta de capacitação é um dos erros comuns que influenciam na dificuldade que as empresas têm para crescer. Na maioria das situações, pequenos cursos para gestão, e também, para especificação, já trazem um grande beneficio para o negócio como um todo.


Desorganização financeira

    A falta de organização financeira é um dos principais erros comuns de empreendedores de primeira viagem. Estabelecer prioridades para gastos, investimentos ao mesmo tempo que conseguir conciliar todas as contas de entradas e saídas não é uma tarefa nada fácil. Nesse momento, entra o item anterior: Capacitar-se é sempre a melhor saída, para que assim, as finanças estejam sempre em dia.


Não conhecer o seu consumidor

    Conhecer o perfil do seu consumidor, aonde ele está inserido, suas características, e principalmente o que ele procura, faz parte da receita do sucesso. Uma vez tendo conhecimento do perfil do seu consumidor principal, você poderá moldar o seu produto, ou fornecer algo que irá surpreende-lo. Tornando-o assim, mais suscetível a ser fiel a sua marca/produto/serviço.

Trabalhar sem uma plataforma de gerenciamento

    Possuir um sistema de gerenciamento, pode mudar completamente o destino de um negócio. Isso porque, conseguir extrair informações dos dados, e através de sua análise tomar decisões inteligentes para o negócio, é uma metodologia simples, e que muitas vezes parece óbvia, mas que apenas com um sistema de gerenciamento, é possível fazer de forma eficaz e exata. O sistema de gerenciamento permite que o gestor tenha controle de todos os setores do seu negócio, além de conseguir ter uma visão ampla sobre os gastos e investimentos. Também, poderá analisar em quais tarefas é necessário mais tempo, e como poderá otimiza-las.

    A principal proposta que um sistema de gestão é a automatização de alguns processos, isto é, transformar processos que normalmente são manuais em processos que sejam informatizados. Poupando assim mão de obra, tempo e custo. Logo, a sua empresa e seus colaboradores terão seu tempo e esforço otimizados, proporcionando um produto e/ou serviço eficiente para os seus clientes.

    Existem inúmeros outros benefícios que uma gestão informatizada poderá trazer para o seu negócio. Os projetos desenvolvidos na Dotse são construídos levando em consideração os problemas que a empresa precisa resolver, além de, entender o que pode ser potencializado, para que assim, o negócio destaque-se perante aos seus concorrentes.

    Viu como algumas dicas podem tornar o seu caminho de empreendedor / empresário um pouco mais fácil? Percebeu como um sistema de gestão pode contribuir para o crescimento do seu negócio? Que tal se tornar um empreendedor de sucesso?