Historicamente o Brasil é um pais semidesenvolvido no quesito de rodovias, seja para transporte de cargas/produtos, quanto para deslocamento. Segundo o CEPA, ?As primeiras rodovias brasileiras datam do século XIX, mas a ampliação da malha rodoviária ocorreu no governo Vargas, com a criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em 1937 e, mais tarde, com a implantação da indústria automobilística, na segunda metade da década de 1950?. Tais fatos, ficam evidentes quando observada a indústria de transportes rodoviários em outros países, especialmente na Europa, e América do Norte.

    A indústria de transportes no Brasil, segundo artigo publicado pelo IBGE, ?cerca de 61,1% da carga transportada em 2009, segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT) utilizou o modal rodoviário?, deixando claro, que este tipo de transporte é o mais difundido no país. Sendo o Brasil um país com grandiosidade territorial notável (comparado a outros países vizinhos), o transporte rodoviário apresenta-se como um serviço essencial para a manutenção da economia brasileira e das relações de comercio dentro do próprio território nacional. Desta forma, apresenta-se como algo fundamental, e que necessita ter um olhar de projeção e melhoria para o futuro.

    Ainda de acordo com o artigo do IBGE, grandes centros no país apresentam as principais rodovias, destacando como a distribuição leva em conta a numerosa população destas regiões, empobrecendo a acessibilidade rodoviária em outras regiões do país, as quais, já sofrem com outros tipos de dificuldade de acesso. Destaca-se também, os principais produtos transportados neste meio: ?Atualmente, grande parte da malha ferroviária brasileira é utilizada para o transporte das commodities, principalmente minério de ferro e grãos provenientes da agroindústria?, desta forma, pode-se concluir que, as principais rodovias estão no caminho de interligação deste produto com portos para exportação dos produtos acima mencionados.

    É recorrente na mídia, o fator de má qualidade das estradas no país. Tal fato, deve-se também a grande extensão territorial do país. Além disso, investimentos governamentais não chegam a ser suficientes para que a manutenção ocorra de forma continua. Também, não há investimentos nem políticas de promoção de outras formas de transporte, como por exemplo, o ferroviário, que viria a desafogar o transporte rodoviário, e consequentemente diminuir um pouco da degradação nas estradas.

    Segundo artigo publicado pelo BNDS ? Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, aponta que, na última pesquisa pelo PAS (Pesquisa Anual de Serviços), publicada em 2005, eram 63 mil empresas de transporte rodoviário de carga, sendo que destas, 4,7 mil, empregavam vinte ou mais pessoas, evidenciando a importância econômica deste setor para o país. A oferta de serviços pouco estruturados, informais, e também, sem princípios de inovação, resultou que grandes empresas detinham 25% de toda a participação, acarretando em uma concorrência e desconcentrada. Desta forma, as micro e pequenas empresas, possuem um grande papel, porém, precisam se profissionalizar e buscar métodos para que a concorrência não venha a interferir e/ou prejudicar na estabilidade da empresa a médio e longo prazo.

    Tendo em vista os fatores observados acima, o DotTransporter é uma ferramenta desenvolvida pela DotSE, vista como essencial para as micro, pequenas, médias ou grandes empresas, possam crescer de forma planejada e estruturada. Este sistema, auxilia na redução de custos da frota e acompanhamento das informações de evolução da empresa como um todo.

    Algumas ferramentas dispostas nesse sistema, otimizam a emissão de notas fiscais, gestão de viagens, manutenção, pneus, financeira, motoristas, veículos e rastreamento. Essa otimização, vêm de um estudo minucioso feito pela equipe que desenvolve o próprio sistema, e a partir daí a empresa de transporte consegue ter uma gestão inteligente e eficiente, evidenciando o serviço e extinguindo possibilidades de perda de tempo e dinheiro.

    Esse investimento, têm como principal objetivo garantir uma gestão eficiente dos processos da empresa de transporte, através da facilidade da administração inteira da frota, de forma simples e completa. A concorrência no mercado de empresas de transporte rodoviário está tão evidente que torna um sistema de gestão essencial para um bom funcionamento e otimização da empresa, bem como, uma ferramenta inovadora e de destaque.

    Uma gestão inteligente é um item indispensável para o crescimento de uma empresa, seja qual for o seu segmento de atuação. E neste caso, as empresas de transporte precisam lidar com alguns fatores que podem torna-las mais competitivas no cenário, onde, poucas, porém grande empresa detém de uma significativa porcentagem dos lucros.

    Para a sua implantação, se faz necessária uma equipe qualificada e especializada para realização de todo o processo de análise, implantação, treinamentos e acompanhamentos durante todo o processo, minimizando ao máximo os impactos de mudança organizacional e cultural. Neste sentido a DotSE desenvolve projetos com flexibilidade para desenvolvimento de novas funcionalidades, alterações e adaptação do sistema aos processos da sua empresa.


Referências:

IBGE, Logística de transportes no brasil. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000019704411122014440525174699.pdf.

CEPA, Transporte no Brasil. Disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/transportebrasil.htm.

BNDS, O transporte Rodoviário de carga e o Papel do BNDES. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev2902.pdf