Muitas pessoas têm vontade de abrir o próprio negócio, e por ter tal sonho, as vezes fazem de qualquer jeito. O mundo dos negócios, tem ficado cada vez mais suscetível aos pequenos empreendedores, uma vez que o mercado de consumidores está aberto a novas possibilidades, produtos e serviços. Mais do que isso, os consumidores buscam cada vez mais produtos e serviços que sejam personalizados, e por isso, novas empresas e startups vêm ganhando uma fatia grande dos consumidores. 

A globalização e a possibilidade de compras pela internet, obrigou que muitos negócios se modernizassem e para isso, fazer uso de um planejamento estratégico é fundamental. E neste quesito, quase sempre uma pergunta é recorrente: Qual a importância de um planejamento estratégico para um pequeno negócio? É algo que realmente tem a sua devida importância no dia a dia dos empreendedores?

Segundo Terence e Filho (2001), o planejamento estratégico apresenta-se como uma ferramenta administrativa que auxilia na orientação dos negócios sobre perspectivas futuras, levando em consideração o seu ambiente. Desta maneira, entende-se o planejamento como uma espécie de roteiro para o negócio, que considere as características do pequeno negócio em relação ao mercado de grandes concorrentes e consumidores exigentes. 

Crises econômicas, intempéries, incertezas no ambiente empresarial, instabilidades políticas.. São tantas as variáveis que interferem de forma direta ou indireta no dia a dia das empresas, que desta forma, ao saber aonde está e para onde quer ir, juntamente com as decisões que devem ser tomadas, uma pequena empresa já terá grande vantagem perante as suas concorrentes e um importante passo dado em direção ao seu sucesso.

O papel dos pequenos empreendedores na economia brasileira vem crescendo exponencialmente, e consequentemente disso, as particularidades de cada negócio também vem ganhando conotação. Mas vamos ao que interessa: Empresa pequena também é coisa séria!

Não é porque o seu negócio está começando que você não pode/deve pensar em como agir estrategicamente no mercado.


?É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las?
Bernardinho


Assim como o Bernardinho, nós também acreditamos que é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingir o objetivo que se deseja. 

Terence e Filho (2001), estabeleceram um roteiro prático baseados em quatro passos principais, para quem está buscando formular um planejamento estratégico. Ressaltamos que, sempre é bom buscar profissionais habilitados para que eles possam auxiliar e colaborar neste processo. 


Estabelecimento da missão, visão e valores da empresa.

Aqui é onde você pensa sobre a sua empresa. ?Quem? realmente ela é? Quais são os seus valores para/com os seus consumidores? Aonde a sua empresa quer chegar? Como você almeja que ela seja?


Diagnóstico estratégico

Como a própria palavra diz, aqui será feito um diagnóstico. Entenda quais são os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as fraquezas do seu negócio. Entenda o mercado, os consumidores, os concorrentes. Estude tudo aquilo que está ligado ao sucesso do seu negócio.


Definição de objetivos e metas empresariais

Este tópico é voltado para se pensar efetivamente quais são as metas e objetivos da empresa. Crescer 5%, 10%, 50% ou 100%? Tanto faz. Você quem decide. Qual é a sua meta em 3 anos? Em 5 anos? Aqui, elas são definidas. Estabeleça metas, elas são muito importantes.


Definição da estratégia

Como você fará para que suas metas sejam alcançadas? Aqui o caminho é pensado.

A execução dos passos deve ser pensada lembrando de forma direta os objetivos e metas traçadas, uma vez que são eles que farão com que o eles sejam atingidos ou não.


Neste sentido, o Balance Scorecard é uma das metodologias mais adotadas no mundo, no que diz respeito a medição e a gestão do desempenho das empresas. Através de dados reais, esta metodologia consegue apontar pontos de melhora com base na realidade do negócio. Aqui na DotSE, a nossa solução DotBSC traz perspectivas reais sobre os processos internos das empresas, e consequentemente, sobre como podemos trabalhar para alavancar a sua produção. Além disso, o sistema DotBSC acompanha as evoluções com flexibilidade para que os profissionais envolvidos tenham uma visão completa de todo o processo interno e suas demandas, para que assim, possam tomar decisões baseadas em dados concretos e inteligentes.


Ficou com dúvidas ou quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco, nós vamos até você.


Referências:

Ana Cláudia Fernandes Terence (EESC/USP) Edmundo Escrivão Filho (EESC/USP).

As particularidades das pequenas empresas no planejamento estratégico: a elaboração de um roteiro prático. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosulvirtual.com.br/materiais/disc_2010/2sem_2010/mat_grad_gesttecinfo/un_2/complementar.pdf