"Chapecó no Desenvolvimento Sustentável: Buscando soluções para os negócios, para as pessoas e para o planeta". Assim intitulou-se o seminário ocorrido na última terça-feira (02/12), no auditório municipal da cidade. Organizado pelo Comitê ODS Chapecó, o encontro tratou sobre a importância da sustentabilidade nas empresas para a preservação do planeta e o desenvolvimento sustentável das regiões. 


As coordenadoras dos comitês local e estadual do Movimento ODS, Edineia Cassiano e Regina May, explanaram sobre os ODS. Edineia falou sobre o comitê local e citou simples práticas sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia. Regina May abordou a sustentabilidade em Chapecó e a capital do estado, Florianópolis. Também fez um movimento de conscientização sobre o impacto que pequenos atos causam, como as várias embalagens desnecessárias de produtos que adquirimos e que acarretam na morte de animais marinhos, por exemplo. 


Três cases de sucesso foram apresentados: duas signatárias do comitê local, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pela professora Manuela Passos, e a empresa de moda sustentável, Estilo Verde, pela bióloga e proprietária, Marina Petzen; e o Programa Lixo Zero de Chapecó, pela coordenadora do programa, Vanusa Maggioni Cella. Cada representante expôs as ações realizadas pela organização que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cidade e do planeta. Na ocasião, o Instituto EU POSSO (IEP) também foi apresentado. E para abrilhantar ainda mais a tarde, professores e alunos do Projeto Arte Cidadã realizaram uma apresentação cultural.


Entre as apresentações dos cases, foram realizados pitchs de um minuto por pessoas/empresas conscientes dos impactos que causam ao meio ambiente, à economia e às pessoas e que têm iniciativas sustentáveis para diminuí-los. Na oportunidade, um dos colaboradores da DotSE, o gerente de desenvolvimento, Douglas Borges, afirmou que a DotSE promove tecnologia limpa e acessível e contribuiu com 10 dos 17 ODS no ano de 2018; e citou o sistema de gerenciamento de indicadores de sustentabilidade, o GISTotal.


A coordenadora do Comitê Local ODS, Edineia Cassiano, acredita que os exemplos, como os cases apresentados no seminário, motivam outras pessoas a implantar ações sustentáveis no local onde trabalham e vivem. "O evento mostrou para a sociedade que pequenas ações sustentáveis são fáceis de realizar, basta ter iniciativa!" finaliza.