A DotSE recebeu a certificação de Responsabilidade Social, promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A 10ª edição do prêmio agraciou 77 organizações, sendo 45 sem fins lucrativos, 27 empresas privadas e cinco empresas públicas. O evento deste ano aconteceu de forma online, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Promovida pelo Parlamento catarinense e entidades parceiras desde 2011, a certificação tem como objetivo prestar reconhecimento às instituições que tenham ações sociais e para preservação do meio ambiente incluídas em suas políticas de gestão, conforme explicou Ana Carolina Rocha, que preside a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, encarregada de analisar os balanços das empresas participantes de 2020.

Para marcar os dez anos da Certificação de Responsabilidade Social, foi fortalecido o slogan ?Uma Atitude de Valor Catarinense? e sua logomarca, que representa a relação entre os elementos sociais, econômicos e ambientais de nosso Estado. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, a premiação foi totalmente on-line e as certificações e os troféus serão enviados a todos os vencedores pela Alesc.


Participação DotSE

Foi a segunda vez que a DotSE participou da certificação, e estava entre as três finalistas ao Troféu de Responsabilidade Social - Destaque SC. A empresa não conquistou a premiação, mas sabe que somente a certificação já mostra que a empresa está no caminho certo. ?Receber o certificado de responsabilidade social Alesc 2020 é muito gratificante. Estarmos entre este seleto grupo de empresas e entidades só reforça o valor das nossas ações e da preocupação com a sustentabilidade. Apesar deste ser um ano atípico, atingir este objetivo é motivo de muita comemoração e gratidão. Gratidão a toda nossa equipe que se manteve firme para superar as dificuldades e encarar os desafios com muita garra e responsabilidade, visando manter a sustentabilidade forte em todos os seus pilares?, relata o diretor executivo da empresa, Rodrigo Holl. 

Além disso, o diretor explica que o Relatório de 2020 foi construído a partir das práticas adotadas e da experiência do primeiro documento publicado em 2019

referente a 2018. ?Com o uso da tecnologia através do software GIStotal ficou muito mais fácil realizar o apontamento e acompanhamento dos principais indicadores da empresa, trazendo muito mais transparência, agilidade e confiabilidade nas informações. O processo de melhoria contínua em todos os setores da empresa ganhou muito mais força com a prática do relatório de sustentabilidade, pois facilita muito a percepção dos gaps e pontos de melhoria, além é claro de demonstrar tudo aquilo que a empresa realiza de positivo em termos de sustentabilidade?, ressalta Holl. 

O Relatório de Sustentabilidade da DotSE 2019 foi executado pelas mãos de todos os colaboradores da empresa, mas foi a consultora GRI, Silvia Vaccari,que coordenou toda a elaboração.  Segundo a consultora, a Certificação de Responsabilidade Social da Alesc possui um papel muito importante para a difusão das práticas de sustentabilidade realizadas pelas empresas no estado de Santa Catarina. ?Uma vez que as informações e documentos das organizações participantes são analisadas criteriosamente pela Comissão Mista de Responsabilidade Social, formada por representantes e técnicos de diversos órgãos públicos e da sociedade civil do nosso Estado?.

?A DotSE segue resiliente em seu papel de contribuinte para o desenvolvimento sustentável, com coragem, força e dedicação da gestão, segue rumo o processo de transformação social, superando as adversidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e humana. A DotSE segue no processo de melhoria contínua com a manutenção de seus objetivos e metas, com seus produtos e serviços tecnológicos para melhorar a vida das pessoas nas áreas da logística, indústria e saúde?, afirma Silvia. 


A lista completa das organizações certificadas, por área de atuação, pode ser conferida no site da Responsabilidade Social. 


**Com informações da Agência Alesc.