A equipe da DotSE saiu da sua rotina corporativa esta semana para discutir e entender um pouco mais sobre o serviço voluntário. Colaboradores e sócios participaram de um diálogo sobre o tema "Fazendo a Diferença". A especialista em Responsabilidade Social Empresarial, Isabel Cristina Trierveiler Machado, mediou a conversa e instigou todos a expressarem suas ideias. 

Isabel iniciou o diálogo falando sobre gratidão e o quão devemos valorizar e agradecer por tudo o que a vida nos oportuniza ter: uma casa para morar, cama para dormir, família, alimento, companheiros... Em conjunto à isso, ela apresentou-se, mostrando-se grata por cada trabalho que realizou, cada empresa que integrou e tudo o que alcançou até o momento. 

Em seguida, instigou a equipe a pensar sobre como forma-se uma imagem. A partir do debate, afirmou que a imagem pessoal e da empresa são construídas a partir do que somos, fazemos e dizemos. Os colaboradores é que fazem a empresa, pois todos representam a imagem de onde trabalham. 

Uma dinâmica foi realizada durante o encontro. Em duplas, os colegas conversaram entre si sobre suas expectativas para a vida pessoal e corporativa, sua ações na colaboração para uma sociedade e um mundo melhor e as principais características pessoais. O momento oportunizou o conhecimento do outro. Cada um ficou sabendo um pouco mais sobre os colegas, o que gerou maior união da equipe.

Durante a conversa, Isabel falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o tripé da sustentabilidade: os pilares ambiental, econômico e social. A sustentabilidade social foi o foco do encontro. Isabel ressaltou que precisamos ser protagonistas e colocar as ideias em ação.

Na oportunidade, Isabel realizou um movimento de sensibilização e reflexão sobre o serviço voluntário e a equipe, acompanhada da mediadora, visitou o Centro de Convivência do Idoso de Chapecó (CCI) - SC. Lá, conheceram e conversaram com os idosos, que se sentiram felizes com a visita de todos. 

Uma das colaboradoras da DotSE, a graduanda em Design, Zuleica Cenci, diz que o encontro foi esclarecedor e que é muito importante sair do ambiente corporativo, em especial quem está na área de tecnologia, pois muitos estão acostumados a viver dentro de uma bolha e não tem o costume de visualizar o ambiente social. "É essencial incentivar o olhar para fora da empresa, ter a visão do que está acontecendo e o que se pode fazer para melhorar. Conversar com as pessoas é uma coisas mais importantes, pois aprendemos muito quando temos o contato com pessoas diferentes do nosso convívio", expressa. 


Isabel Machado    

Isabel é mestre em Administração na área de Concentração, Sustentabilidade e Agronegócio pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) ; Vice-presidente da Região Oeste no Movimento Catarinense pela Excelência-SC; Coordenadora do Núcleo de Excelência da Associação Comercial e Industrial de Chapecó; Especialista em Responsabilidade Social Empresarial pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó; Pós-graduada em Comunicação Integrada em Marketing pela UNOESC, campus Joaçaba; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Regional de Blumenau; Graduada em Letras Português/Inglês; Esteve à frente da presidência da Fundação Aury Luiz Bodanese por mais de 11 anos; Atuou como Gerente de Comunicação Social na Cooperativa Central Aurora Alimentos durante 27 anos. Conquistou o Prêmio Antunes Severo da ADVB/SC no ano de 2018 e o Gestor de Sustentabilidade pela Associação Brasileira dos Profissionais em Sustentabilidade ABRAPS - 2019.