Atualmente, o Brasil está passando por um período de recessão econômica, consequente da crise financeira que atingiu o mundo inteiro, e não seria diferente. Infelizmente, esta instabilidade causa desconforto e também gera um efeito negativo no setor empresarial. Não apenas em períodos de crise, a principal medida para um negócio se manter competitivo por um longo tempo é conseguir diminuir os seus custos. Não há como fugir desta ?regra?, porém, sempre deve atentar-se em conseguir manter uma qualidade e atingir a satisfação dos seus consumidores, sempre levando em consideração os custos agregados.

Ou seja, é possível reduzir os custos com os veículos da sua empresa?

Se você é uma empresa transportadora, gestor de frotas ou efetua entregas com veículos próprios do seu negócio, entende que como um empreendedor do setor de transportes é essencial estar sempre a procura de novas sugestões e possibilidades para redução de custos sem afetar diretamente a logística de entregas e desempenho das suas atividades operacionais. Um exemplo da relação entre o envolvimento dos custos para a empresa e suas consequências, pode ser observado na reportagem[1] publicada no site G1. Nela são apontados alguns dados que exemplificam como a alta nos combustíveis afetam o preço final, estabelecido para os consumidores. Segundo a reportagem, para itens da cesta básica, por exemplo, como arroz e feijão, o frete representa 40% do preço final. Ou seja, buscar alternativas para diminuir os custos, é um viés lucrativo para todos os níveis: Tanto distribuidor quanto o próprio consumidor final. 

 

Tente estabelecer parcerias com postos de combustíveis.

Se você planejar as rotas, e geralmente utilizar parte das mesmas rodovias em um determinado número de entregas, você pode estabelecer pontos confiáveis para abastecimento da sua frota. Assim, sendo este posto confiável para abastecimento, não há nada melhor do que tentar criar uma parceria com ele. Logicamente, ambas as partes precisam sair ganhando. Por exemplo: Se a sua empresta estabelecesse fidelidade de abastecimento naquela região em um determinado posto, um desconto seria muito bem-vindo, não é mesmo?

Uma ferramenta que pode auxiliar nesta etapa, é o site Preço dos combustíveis (http://www.precodoscombustiveis.com.br/), basta inserir a região e ele apresenta em quais estabelecimentos o combustível está mais barato.

 

Planeje e otimize as rotas.

Ao planejar os trajetos utilizados, o seu negócio pode economizar combustível. Por exemplo, evitar congestionamentos garante que a utilização do combustível seja feita da melhor maneira possível. Utilizar GPS, aplicativos e/ou mapas auxiliam no processo de encontrar a rota ideal entre a partida e o destino final.

 

Realize treinamentos com seus motoristas.

Um treinamento eficiente, pode trazer informações que normalmente os motoristas não tem acesso. Por exemplo: Realizar acelerações ou desacelerações bruscas, ocasionam um consumo maior de combustível (além do desgaste do pneu e de outras peças do veículo). Saber como os motoristas fazem a condução dos veículos e orientá-los adequadamente, além de evitar problemas futuros contribui para a economia de combustível utilizado.

 

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[1] Reportagem publicada no G1. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/alta-nos-combustiveis-provoca-efeito-cascata-em-precos-de-alimentos-no-rs.ghtml.