Segundo matéria do G1, com o aumento da frota de automóveis no Brasil, o país tem a média de 1 automóvel para cada 4,4 habitantes. Este aumento no número de automóveis é considerável, visto que, ainda segundo a reportagem, há dez anos atrás a proporção era de 7,4 habitantes por carro. Os dados apontam que no setor de motocicletas não é diferente. Atualmente são 18 milhões de motocicletas rodando no país, isso corresponde a uma para cada 11 habitantes. Este dado é mais do que três vezes o número registrado em 2003, quando chegavam a 5,3 milhões de motocicletas. Um grande número das cidades brasileiras teve um aumento significativo no número de automóveis circulando em suas ruas, o que consequentemente reflete em congestionamentos, devido as infraestruturas e engenharias de tráfegos do país. Desta maneira, para as empresas que trabalham com este tipo de transporte terrestre, é ainda mais imprescindível que planejem uma estratégia buscando reduzir custos, tempo e agilizando o seu serviço.

    Independentemente do tipo de fluxo, seja local, regional ou internacional, existe um consenso comum a cerca das dificuldades que as empresas de transporte têm devido a má infraestrutura das rodovias no país. Agravando este cenário, a crise econômica e política instaurada, torna-o um tanto quanto ainda mais desanimador. Todavia, avanços em técnicas de trabalho, nas tecnologias e em sistemas, aparecem como uma forma de impulsionar o setor.

    Neste sentido, nós da DotSE, separamos algumas dicas para você, gestor de empresa de transportes, que se preocupa e quer ver o seu negócio crescer.

    Faça o controle de combustível

    Ter um controle do combustível utilizado, parece algo simples e que não faz muita diferença. Mas não, ele faz... e muita! Saber quanto se gasta de combustível, auxilia na hora de definir uma rota, um automóvel, o valor a ser cobrado, e também, como através da combinação destas variáveis você pode economizar. Por ser um dos grandes custos operacionais das empresas de transporte, o seu controle possibilita entender a relação custo x benefício de cada tipo de combustível, visto que, muitos possuem desempenhos diferentes de acordo com o tipo de combustível utilizado.

    Faça o controle de pneus

    Os pneus, assim como combustíveis, são uma das matérias primas essenciais neste tipo de serviço. Ter o seu controle dos pneus da frota, estará diretamente ligado aos custos e investimentos necessários para a manutenção. Saber qual a quilometragem percorrida, saber qual o momento ideal para a troca, saber o custo da vida útil de cada peça, fazem parte deste tipo de controle, tornando assim, esta manutenção preventiva e muito mais eficaz.

    Faça a gestão de documentos

    Uma empresa de transportes precisa lidar diariamente com uma infinidade de documentos. A burocracia que existe por exemplo, num transporte de frios, pode trazer prejuízos enormes, caso a documentação não esteja em dia. Documentação de produtos, dos veículos, dos motoristas, controle financeiro, controle jurídico: os documentos necessários, quando não estão em ordem, podem ser um dos problemas que mais levam empresas a ter prejuízo. E o pior: tudo poderia ser evitado, caso houvesse uma gestão e controle de documentos.

    Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um de nossos atendentes, e nós vamos até você.


Referências:

    Com aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes, G1. Disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html.