A internet é uma ferramenta digital que desde o seu nascimento buscou quebrar paradigmas e barreiras. A barreira da distância física entre as pessoas é uma das principais, por possibilitar diversas experiências (que anterior as possibilidades oferecidas pela internet não eram possíveis). Essa quebra da distância física, engloba inúmeras outras possibilidades. Conversação, interação, troca de conhecimento, digitalização das informações e porque não a comercialização de produtos?

Segundo artigo publicado pelo Sebrae, a utilização de e-commerce iniciou no Brasil nos anos 2000. A cada ano cresce 20% ao ano, e chega a R$ 25 bilhões, sendo que 13% das vendas correspondem a compras de eletrodomésticos. 

Não é novidade nenhuma, que a possibilidade que hoje os consumidores têm de encontrar diversas empresas na internet os tornaram menos fiéis as marcas, empresas e serviços. E por outro lado, os e-commerces surgiram como uma resposta das empresas que buscam cada vez mais vender. Atualmente utilizado como uma das principais ferramentas das empresas para as suas vendas, este canal de contato com o público oferece inúmeras vantagens, mas também possui desafios que necessitam de uma atenção específica. 

Devido as oportunidades oferecidas por este canal, ele se tornou popular em todo o mundo nos últimos anos. Grandes empresas o utilizam, cada uma com a sua estratégia pessoal, de acordo com seu nicho de mercado, concorrência, produto e consumidores. 

Normalmente, lojas virtuais (ou e-commerce) nascem com um volume pequeno de compras, que vai crescendo gradativamente, variando de acordo com a estratégia utilizada e o próprio planejamento do negócio. Independente do tamanho e tipo do negócio, um bom processo logístico é um diferencial competitivo. Possuir vantagens competitivas dentro do atual mercado dos negócios, é uma possibilidade de se destacar perante aos seus consumidores e consequentemente aumentar o número de vendas, e isso não muda na internet. 


Preveja a sua demanda

Não, não há nenhuma bola de cristal que consiga prever o futuro e saber quais são os números da próxima mega sena. O que existe, são intensos e exploratórios estudos a respeito dos seus consumidores, e partir destes estudos, tentar entender quais serão os produtos com maiores demandas. A partir da necessidade, oferta, valores e estratégias comunicacionais pode-se projetar e de certa forma ?prever? qual será a demanda mais requisitada no seu e-commerce. 


Utilize uma estratégia para fornecimento flexível

Buscar alternativas, diferentes dos meios tradicionais, também pode ser uma boa solução. Em grande parte, as empresas utilizam os correios como forma de entrega, devido a sua grande cobertura geográfica do país. Porém, utilizar métodos alternativos também pode gerar um resultado positivo. Estabelecer parcerias, pesquisar fornecedores, se espelhar em estratégias de sucesso e/ou compra online com retirada na própria loja, são algumas das alternativas que podem ajudar neste processo. 


Entende o seu mix de produtos

Entender o seu mix de produtos possibilita a utilização de estratégias na logística de armazenagem dos produtos, como por exemplo a estratégia de ?picking?, que consiste em organizar os produtos de acordo com a sua saída, otimizando o tempo no processo de logística. 


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[1] Artigo publicado pelo Sebrae, disponível no link a seguir: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/oportunidades-e-desafios-de-um-e-commerce,8552ebb38b5f2410VgnVCM100000b272010aRCRD.