No dia 15 de agosto comemora-se o Dia da Informática, data que homenageia a tecnologia que proporciona inúmeros avanços e facilidade para o cotidiano das pessoas. Hoje em dia, não nos vemos mais sem informática, ela está presente no cotidiano da maioria das pessoas, então nada mais justo que termos um dia para comemorar essa invenção que transforma o modo de fazer diversos processos. 

Em 2019, comemora-se 73 anos da invenção do primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo o ENIAC. É por esse fato que se comemora o Dia da Informática, em 15 de agosto. O aparelho foi apresentado pelos norte-americanos John Eckert e John Mauchly.

A sigla significa Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer (ENIAC) em português: computador integrador numérico eletrônico, define o primeiro computador eletrônico de grande escala, que tinha como objetivo realizar cálculos. A máquina foi criada, em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, a pedido do exército dos EUA e tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160w de potência. 

Vale lembrar que o ENIAC não é o primeiro computador a usar as válvulas termiônicas: o mérito dessa invenção vai para John Atanasoff e Clifford Berry, também americanos, que em 1939 criaram o ABC (Atanasoft-Berry Computer), computador construído com o objetivo de resolver sistemas de equações lineares.

Para realizar os cálculos, era preciso pressionar suas teclas, fazendo interação direta com o hardware. A resposta das consultas era exibida por uma sequência de lâmpadas que acendiam.

O ENIAC era tão grande que era preciso uma sala inteira para sua instalação. Ele tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Na época, foram gastos cerca de R$500 mil dólares para sua construção. Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionários do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947.


Fonte: Exame