Na semana passada, falamos sobre as vantagens e desvantagens de uma frota terceirizada. Hoje, discutiremos aspectos muito importantes para o sucesso de um negócio: inovação e criatividade. Duas palavras que caminham juntas e podem assustar muita gente. 

Com o avanço da tecnologia, foi possível apostar no negócio próprio. Dar uma chance àquela ideia antiga, antes trancada na gaveta, mas que agora, com a internet, pode ser desenvolvida. A criatividade é isso. Pensar fora da caixa. Ter uma ideia. Inovação é a forma de executar essa ideia. É nesse momento que a situação complica.

Como executar uma boa ideia começando do zero? No caso de uma empresa já consolidada, como mudar de postura? E se der errado? É preciso parar e refletir. Pesquisar. Estudar. Quanto a sua empresa pode sair ganhando com isso? Todas as empresas possuem problemas, todo mundo sabe. É exatamente essas empresas, as que inovam, que se destacam no mercado de negócios. 

Por isso, separamos algumas dicas para sua empresa estimular a inovação e a criatividade no ambiente de trabalho:

1 - Comunique a todos: queremos inovar

Qual é o propósito de sua empresa? O que seria do mundo se sua empresa não existisse? Fazer o mesmo que seus concorrentes ou ter a iniciativa de apresentar algo novo e diferente? Estimule e potencialize a voz interna da equipe: ?queremos inovar!?

Para sensibilizar seus colaboradores para a inovação, você precisa proporcionar a eles treinamentos, workshops e encontros criativos, preferencialmente fora do ambiente organizacional.

2 - Organize o tempo

Inovação só existe com uma boa administração do tempo. Um dos cases mais famosos é o do Google, que permite que seus funcionários usem 20% de seu tempo de trabalho na empresa para se dedicar a projetos pessoais e inovadores. Ou seja, incentive!

Monitoramento é importante nesse tipo de gestão. Por isso, defina uma maneira de medir quanto tempo e recursos estão sendo usados para inovar e quais os resultados obtidos.

Isso é necessário para sempre buscar aperfeiçoamento do conceito de inovação implantado, incentivando e normatizando as práticas que geraram mais lucros ou atingiram outras metas estabelecidas pela empresa.

3 - Reconhecimento

Empodere os funcionários que oferecerem as ideias mais inovadoras. Para isso, reconheça seus esforços com diplomas e até mesmo com prêmios na forma de bônus e promoções para os autores dos projetos que geraram mais lucro para o negócio.

4 - Aprenda a ouvir

Para que novas ideias surjam, é importante que haja espaço para elas. Portanto, esteja preparado para ouvir o que os demais membros da equipe (sejam eles gestores ou colaboradores) têm a dizer. Lembre-se de que ouvir é estar aberto para novidades, e este é justamente o princípio da inovação.

5 - Estimule a troca de ideias

Tão importante quanto ouvir é permitir que as ideias sejam compartilhadas entre os membros da equipe. Crie espaços para que as novas ideias sejam expostas e debatidas.

6 - Suspenda o julgamento

Um ambiente propício para novas ideias é aquele em que todas as ideias são bem-vindas e, principalmente, não são julgadas. Evite fazer suposições e teste as ideias sugeridas. É importante para que a equipe mantenha o pensamento criativo ativo.

A inovação está presente no DNA da DotSE, que está sempre em constante evolução e excelência de seus produtos. Procuramos sempre incentivar as ideias de nossa equipe, todos tem voz e todos são escutados. Mas sabemos que nem sempre é fácil liderar uma equipe e inovar na gestão, muitas dúvidas surgem durante o processo, e também o medo da mudança.

Tendo em mente os dilemas vividos por muitas empresas, os projetos de sistemas personalizados desenvolvidos na DotSE, levam em consideração toda a cultura de trabalho dos negócios. Sabemos que a inovação começa com pequenas mudanças de hábito, no fazer diferente, e deste modo, estudamos o que podemos mudar e diferenciar daquilo que nossos clientes costumam fazer, respeitando e valorizando o passado e os costumes destes, para que as empresas possam tomar decisões e desempenhar ações diferentes dos que habitualmente era feito.

Isto é, entendemos a metodologia de trabalho utilizada no dia a dia, e assim conseguimos estudar formas de otimizar o tempo e melhorar os processos. E quem sai ganhando? Todos. A sua empresa, pois economizará tempo e dinheiro, a sua equipe por ter menos trabalho e mais otimização, e seus clientes, pois receberão os seus produtos/serviços com qualidade. Isso é inovar, é pensar fora do senso comum e propor novas formas e realizar as mesmas tarefas de sempre.

E você, como sua empresa lida com a inovação? Tem alguma dica para estimular a inovação no negócio? O que você faz em sua empresa que estimula a sua equipe a pensar de maneira inovadora e criativa? Compartilhe conosco suas ideias e experiências sobre o assunto!


*Referências: Portal IBC, Catho e Sou Mais Coworking