Pense na seguinte situação: Você tem uma apresentação muito importante para fazer, mas na hora de abrir o arquivo o seu pen drive resolve simplesmente não abrir, sem motivo aparente. E agora, o que fazer? Cancelar a apresentação? Atrasar o início para ter tempo de ir até o computador em que fez a apresentação e pegar o arquivo de novo?

Essa é uma situação muito simples, mas que acontece com frequência e pode ser resolvida com facilidade, bastando a pessoa ter acesso a internet e simplesmente pegar o arquivo da apresentação que ela salvou na nuvem. Mas essa é apenas uma das muitas utilidades da computação na nuvem, a mais simples delas eu diria, esse conceito vai muito além de salvar as apresentações que os pen drives costumavam fazer você perder.

O conceito de computação em nuvem não é exatamente novo, ele já vem sendo pesquisado e desenvolvido há anos, mas começou a ganhar popularidade nos últimos tempos, quando grandes empresas passaram a apostar e liberar acesso a esse tipo de tecnologia para as pessoas e para o uso doméstico.

Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos, a computação na nuvem se torna cada vez mais segura e é uma opção para empresas que precisam manter um grande fluxo de informações e dados, gerando acesso praticamente instantâneo para diversas pessoas, já que é muito mais fácil e rápido você colocar um arquivo na nuvem e liberar o acesso para que outra pessoa possa utilizar o arquivo no dispositivo dela, onde quer que ela esteja, seja na mesa do seu lado ou em outro país.

Outra mudança tecnológica que está afetando positivamente o uso das nuvens, é o rápido crescimento da internet of things o IoT, que como já falamos no último post aqui do blog, está fazendo com que as pessoas tenham cada vez mais mobilidade e acesso total aos dados do lugar onde estiverem e com o dispositivo que tem em mãos, seja um celular, um tablet, um relógio, óculos de realidade aumentado e outras inúmeras possibilidades de acesso a internet que já existem e que estão sendo estudados e desenvolvidos.

A DotSE entende que as inovações são cada vez mais necessárias em todos as áreas de atuação, portanto, se você precisa de tecnologias inteligentes e que ajudam a sua empresas a evoluir, clique aqui, entre em contato com a gente e entenda como podemos ajudar a sua empresa a crescer.