Micros, pequenas e médias empresas encaram diariamente inúmeros desafios. Possuir uma empresa de sucesso já é muito difícil, e tratando-se de pequenos empreendedores, os desafios são muito maiores. Porém, no Brasil, estas pequenas empresas têm conquistado mais espaço no cenário econômico. Profissionais autônomos foram incentivados a deixar a informalidade e abrir negócios formais, ganhando mais credibilidade tanto dos seus consumidores quanto de instituições ou órgãos financeiros. Segundo reportagem na revista Exame, em 2011, as micros e pequenas empresas respondiam por 27% do PIB do país. 

Normalmente, pequenas empresas sofrem com a redução de departamentos e de colaboradores. Desta maneira, geralmente colaboradores são responsáveis por desenvolver funções de mais de um cargo, ou ainda, quando os próprios empreendedores assumem funções de uma equipe de pessoas. Nestes momentos, é possível observar como estar super atarefado pode fazer com que os empreendedores percam o foco estratégico e levem muito mais tempo (e esforço) para crescer. 

Sistemas de gestão são ferramentas auxiliadoras para gestores. Eles podem facilitar os processos de diversas maneiras. Existem softwares padrões que já são prontos, e softwares personalizados, feitos sob encomenda. Cada software, pode apresentar um propósito, de acordo com o tipo e segmento de cada negócio. Normalmente, eles oferecem um excelente custo-benefício, uma vez que, as suas funcionalidades além de encurtar o tempo necessário em muitas tarefas, armazenam informações, gerenciam o estoque e calculam em quais gastos podem ser economizados. 


Integrar todas as áreas da empresa

Um sistema informatizado de gestão, integra todos os setores do negócio. Sabe-se que diariamente planilhas, softwares, aplicativos, controle físico de estoque, contas, vendas, contabilidade e inúmeras outras funções são executadas. Um sistema mudaria esta realidade, tornando tudo informatizado e integrado em uma única área de trabalho.


Diminuição do retrabalho

Há coisa que tome mais tempo do que ficar tendo que transferir dados de diversas planilhas ou reenviando e-mails para responsáveis a fim de obter alguns dados? Ou então tendo que corrigir falhas originadas de falhas manuais?

O retrabalho pode tomar muito tempo do gestor e/ou equipe, e evitá-lo é uma forma de potencializar o seu tempo e consequentemente a sua produtividade.


Desta maneira, é possível observar como um sistema de gestão pode otimizar o dia a dia no trabalho. Economizando tempo em determinadas tarefas, os gestores podem se concentrar no que realmente faz sentido: o seu planejamento estratégico para crescimento. Estudar novas possibilidade de mercado, buscar novas necessidades em seus consumidores, chegar aonde os seus concorrentes não chegam. São diversas as oportunidades que podem ser abocanhadas pelas empresas, mas que a dura realidade as vezes dificulta que empreendedores percebam isso. 



Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um dos nossos atendentes, e nós vamos até você.





Reportagem disponível no link a seguir: https://goo.gl/scZdSn. Acesso em 16/08/2017.