A termo associado a logística tal qual como conhecemos hoje em dia, já é utilizado a muito tempo. Na Grécia antiga, Roma e Império Bizantino, os militares que possuíam o título de Logistikas eram responsáveis pela garantia dos recursos e suprimentos necessários, visto que, elas duravam longos períodos e geralmente aconteciam com grandes distâncias. Sendo assim, eram necessários grandes e constantes deslocamentos para manter todas as tropas, armamentos e todos os recursos necessários para a guerra. 

Normalmente esta é uma das tarefas que acumulam, e por isso tornam-se o ?gargalo? de muitos negócios, atrasando o prazo e muitas vezes deixando os consumidores insatisfeitos. 

Sendo assim, é notória a importância de um planejamento eficaz. Principalmente para pequenas e médias empresas, por envolver grande parte dos custos, um planejamento além de tornar eficaz o setor logístico, pode diminuir os gastos. Em grande parte das empresas, o setor de logística é responsável por cuidar do transporte, armazenamento, recebimento e utilização de materiais e produtos. Considerando que as expectativas dos consumidores estão cada vez maiores, podemos concluir que estas tarefas estão ficando cada vez mais em evidência, destacando este setor como essencial para um bom funcionamento do negócio. 

Imagine a seguinte situação: Você é o dono de uma empresa que fabrica um determinado produto, aqui representado por A. Pois bem, o produto A é produzido com mão de obra específica, matéria prima de qualidade e desempenha o seu propósito para o qual foi construído, da melhor forma possível. O preço é acessível, e a sua comunicação é eficiente. Logo, os consumidores possuem preferência pelo seu produto A. 

Um dos seus consumidores decide ir comprar em uma determinada loja, e lá está em falta. O vendedor o convence a esperar uma semana, pois logo o produto será reposto. Ele, convencido da sua qualidade decide esperar. Volta a loja uma semana depois, e o produto ainda não chegou, porém, ainda levando em consideração a qualidade ele decide esperar. Alguns dias após, ele retorna a loja e compra o produto, porém, com defeito. Já completamente insatisfeito com a sua marca, volta a loja e pede reembolso. Pronto: um cliente perdido, prejuízo de uma venda malsucedida, e o pior, a sua marca passa a ter uma má recomendação por parte de um consumidor. Tudo isso por conta de um despreparo logístico. Entendeu a importância de um planejamento de sua logística?

 

Gestão do estoque

A gestão do estoque é fundamental para que nenhum produto chegue a faltar para os seus consumidores. A falta de um produto pode acontecer por diversas casualidades, porém, estar preparado para atender a demanda é fundamental, e nessa questão a gestão do estoque é um dos principais pilares. Saber gerir a quantidade de entradas e saídas pode facilitar a logística de toda a sua empresa.


Integração dos setores e informações

Rastreamento de veículos, saber quais são as regiões onde estão os maiores pedidos, saber onde e quando normalmente há possibilidade de congestionamentos, variação de entregas para uma determinada localidade são algumas das informações, que quando integradas entre os setores da empresa, podem oferecer uma visão ?macro?, e consequentemente facilitam o planejamento logístico do negócio. 


Prazos

O prazo é a principal consequência no final desta cadeia. Ele é o principal ponto percebido pelo consumidor, e por isso, atentar-se a ele é crucial. Adequar-se aos prazos não é nada fácil, e por isso é necessário investir tempo, dinheiro e esforço, pois é através dele que os seus consumidores irão perceber eficiência na sua empresa, e também, é por conta dele que muitas vezes você pode perder clientes. Logo, estude, planeje e se antecipe aos prazos.


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Referências: 


Logística, Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica#Origem_do_nome. Acesso em 07/08/2017