Você já parou para pensar na quantidade de produtos que entram e saem diariamente na sua empresa? Quando realizado de forma ineficiente, um gerenciamento de estoque pode significar perda de tempo e dinheiro, além de ser necessário muito mais tempo e mão de obra disponível para a sua manutenção.

    O controle de estoque pode ser considerado uma ferramenta estratégica para todo negócio que necessite comprar, vender e/ou transportar mercadorias. Por exemplo: Entender as características dos produtos e estudar as diversas formas de armazenamento pode maximizar a logística, diminuindo o retrabalho, tempo de entrega e possivelmente tornando mais eficiente este setor.

    4 dicas para facilitar a sua gestão de estoque:

    Utilize um sistema de gestão inteligente

    Hoje em dia, um sistema de gestão se faz mais do que necessário, é ESSENCIAL. O estoque é o ponto de partida para a mercadoria chegar até o seu cliente, e por isso, você deve conhecer mais do que ninguém a organização deste setor. Por isso o controle financeiro, físico, entradas e saídas são os grandes pilares que um sistema de gerenciamento irá calcular e fornecer os relatórios automaticamente, facilitando o seu trabalho e garantindo um controle eficiente.

    Defina as quantidades de acordo com as vendas

    Não adianta de nada ter produtos parados, uma vez que eles são capital que poderiam estar entrando em caixa, e estão lá, sem oferecer nenhum ganho, muito pelo contrário.

    Conte com empresas parceiras

    Todo processo de controle de estoque envolve as entradas e saídas dos produtos. Contar com empresas parceiras, significa que em momentos de apuros, alguns parceiros podem te auxiliar na resolução de um problema, ao invés de deixar seus clientes insatisfeitos, seja por falta de produtos, ou por atraso na entrega.

    Esteja em constante atualização

    Estar antenado por dentro dos novos métodos e estratégias é uma via de sair a frente do concorrente. Internet, feiras, eventos, congressos e empresas desenvolvedoras de tecnologia estudam e aperfeiçoam constantemente as logísticas das empresas, o que inclui, a gestão dos estoques e mercadoras. Logo, estar em contato com esses constantes avanços pode fazer do seu negócio aquele que estará a frente dos concorrentes.

    Por ser uma parte de grande importância dentro dos negócios, ele precisa ter uma grande atenção. Quantidade de entradas e saídas, demandas, pedidos, reservas, promoções, valores, qualidade, validade... São inúmeros os fatores que indiretamente ou diretamente influenciam nesta gestão. Contudo, muitas empresas ainda não se dão conta da essencialidade que um sistema de gestão de estoques tem.

     Conclui-se que: gerenciar os estoques não é uma tarefa nada fácil. Um sistema de gestão pode facilitar esta tarefa. Porém, de qualquer forma, alguns detalhes devem estar na atenção dos gestores, facilitando e tornando eficientes estas ações.

    Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um de nossos atendentes, e nós vamos até você.