Não é nenhuma novidade para qualquer empresa que queira sobreviver e não ser engolida pelo mercado, precisa inovar. Mas a inovação não deve acontecer sem um propósito, e encontrar métodos e um propósito que validem a eficiência produtiva destas inovações está cada vez mais difícil.  

Diferente do que muita gente pensa, você pode inovar em pequenas coisas. A percepção que o seu consumidor pode ter da sua empresa, não precisa estar em grandes ações, mas em pequenas (mas importantes) atitudes.  Se você possui uma transportadora, esta inovação pode ser feita dentro dos processos de entrada e distribuição. Mas como?

A otimização dos processos logísticos de uma transportadora, podem ser sinônimo de sucesso. Diminuir os custos e o tempo necessário além de impulsionarem a produtividade, não são somente apenas uma oportunidade melhorar o desempenho, mas também, de ser percebido pelos clientes como uma empresa responsável, ágil e competente.


Conheça a sua equipe

Quando você conhece os seus pontos fracos e pontos fortes fica mito mais fácil. Saber aonde necessita de mais esforço, investimento e tempo é fundamental. Imagine: Não é mais fácil resolver um problema matemático quando se sabe onde está o erro na fórmula ao invés de ter que procurar o problema? Está é a mesma lógica para o seu negócio. Conheça, estude e se aprofunde na sua própria equipe, e a partir disso encontre maneiras de se destacar no mercado.


Antecipe a sua demanda

Integrar os seus setores é essencial. Independente de entregar produtos próprios, ou ser uma empresa transportadora que entrega produtos para terceiros, aproximar o setor logístico ao de vendas é fundamental, uma vez que, ao trabalharem juntos podem diminuir as possibilidades de atrasos. Prever a demanda com dados reais das vendas, é uma base segura para qualquer empresa. Por exemplo: Se quiser prever as vendas para o mês de setembro por exemplo, compare com setembro do ano anterior e busque relacionar com dados e tendências do mês de agosto. 


Aproxime-se de fornecedores

Estar perto dos parceiros do seu negócio, pode resultar em uma relação de confiança e proximidade. Este tipo de relação, pode acarretar em um entendimento profundo sobre os seus próprios processos, e também, em casos de algum tipo de falha você poderá contornar eventuais problemas, antes que se tornem grandes demais. Além disso, procure parceiros que tenham a mesma visão de mercado que o seu negócio, o que nem sempre é possível. Nestes casos, as vezes apostar em parceiros que estão começando pode trazer associados extremamente comprometidos com o trabalho. 


Terceirize

Terceirizar serviços é uma maneira de manter a eficiência da sua empresa. Contratar terceiros muitas vezes envolve muito menos burocracia, tempo e investimento do que aumentar a sua própria equipe, tudo isso sem diminuir a sua efetividade. 



Quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com um dos nossos atendentes, e nós vamos até você.


Referências:

7 dicas para melhorar a logística do seu negócio, EXAME. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/7-dicas-para-melhorar-a-logistica-do-seu-negocio/.