Escolher os melhores fornecedores para sua empresa é fundamental, assim como escolher uma boa empresa para o transporte rodoviário de cargas. Contratar os serviços de outra companhia é algo delicado e merece muita atenção. Nem sempre a maior transportadora ou a transportadora mais perto de você ou ainda a transportadora mais conhecida em sua região é a melhor transportadora para atender a sua necessidade. Como o mercado de transportadoras é bastante segmentado, a primeira lição que lhe aconselhamos é saber classificar a sua necessidade de transporte.

Pesquise sobre a empresa 

Não é simplesmente contratar alguém para esse serviço. Você precisa pesquisar e entender como é o funcionamento da transportadora. Buscar referências sobre ela é extremamente importante. 

Vale a pena contratar o mais barato? 

É a velha história do barato custar caro. Pesquisar e fazer diferentes orçamentos é o fator mais importante para que você não faça a escolha errada. Antes de tomar qualquer decisão, converse com todos para entender quais serviços e tecnologias eles vão oferecer para a sua empresa.

Indicadores que precisam ser analisados

Alguns exemplos de indicadores para acompanhar a performance do transporte de carga da transportadora contratada pela sua organização são:

  1. Tempo de carga e descarga;
  2. Incidência de avarias;
  3. Taxa de giro do caminhão.

Avalie a frota de caminhões

Sabemos que não é muito viável contratar uma frota muito usada ou em mau estado de conservação.  Veículos velhos demais ou que não apresentam boa aparência podem oferecer riscos diversos:  precisam de constante manutenção, podem apresentar peças danificadas, problemas nos freios, sistemas comprometidos. Em consequência disso, os riscos de atrasos serão maiores, tendo em vista a maior probabilidade de ocorrer imprevistos durante a viagem.

Outro ponto importante são os recursos e softwares que está transportadora utiliza. Um software que permita a gestão de rotas e remessas, organize melhor itinerário dependendo da data e do horário, é indispensável. Com esses serviços, a viagem da carga fica mais segura e monitorada. Para que sua gestão de fornecedores seja eficiente, é preciso planejamento desde o processo de seleção, seguindo critérios de avaliação que devem ser levantados segundo as demandas de sua empresa. 

Gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais. 

Tem mais alguma para acrescentar? Compartilhe conosco.