Dúvidas de como um sistema é criado chegam até nós rotineiramente. Por este motivo, resolvemos explicar, detalhadamente, como se dá o processo de planejamento, criação e execução de um sistema ou software, como assim preferir chamar. 

É importante salientar que um sistema normalmente parte de um processo já existente e que é realizado de forma manual ou com controles lentos e inseguros, como anotações, planilhas, entre outros recursos. Então, fique com a gente e entenda como criamos soluções estratégicas para os nossos clientes!

Engenharia de software

A DotSE é uma empresa de engenharia de software e tem como objetivo criar soluções para nossos clientes e parceiros. Um dos nossos serviços é o desenvolvimento de novos sistemas baseado nas necessidades de nossos clientes. Para fazer isso, buscamos sempre nos colocar no lugar do próximo e avaliar as necessidades do processo. A partir disso, levantamos hipóteses a serem validadas e criamos uma espécie de protótipo da solução. Após a análise e aprovação do cliente, iniciamos o processo de desenvolvimento ágil com entregas pontuais, ou seja, criamos a solução em partes pequenas e disponibilizamos para o cliente utilizar e validar. Essa forma de elaboração possibilita que ajustes possam ser feitos durante a construção da solução, tornando-a mais otimizada e adequada para a melhora do processo da empresa. 

 Início da elaboração

Para o desenvolvimento de um sistema é necessário a realização de um estudo aprofundado da necessidade. Após, é realizado a elaboração de uma prototipação básica para validar o fluxo do processo e em seguida os ajustes e detalhamento dos requisitos e funcionalidades da nova ferramenta. Com base neste escopo macro do projeto é realizado a estimativa das principais entregas que serão disponibilizadas durante o processo de desenvolvimento. Dessa forma, o cliente realiza o uso da ferramenta e válida a solução, possibilitando rápidas correções no curso e atendendo de forma mais efetiva a necessidade.

Papel do cliente no processo

O que muitas pessoas ficam na dúvida é sobre o papel do cliente em todo o processo. O cliente tem papel fundamental, pois é dele que as necessidades e orientações quanto ao negócio são colhidas para transformar um processo manual em um processo sistematizado. É importante também que o cliente entenda que algumas mudanças podem ser muito importantes para aprimorar, agilizar e melhorar o processo atual. Em resumo é um trabalho a quatro mãos, onde todos compartilham suas experiências em prol de uma solução enxuta e completa.

Entenda as etapas de produção de um sistema

 Percepção da necessidade - é muito importante que a empresa perceba e veja com outros olhos a sua realidade, enxergando melhorias e o uso da tecnologia a seu favor.

Busca de uma empresa séria e comprometida - para a elaboração do estudo, análise e construção de um bom sistema é necessário que a empresa tenha experiência, saiba analisar os processos e transcrever tudo isso para uma visão sistêmica que posteriormente irá refletir o processo de forma melhorada e integrada.

Comprometimento com o projeto - durante todo o processo de construção de um sistema personalizado é muito importante o acompanhamento e a participação ativa em todas as fases, garantindo assim maior agilidade do processo de desenvolvimento, assertividade na sua execução e validando rapidamente as entregas para maior aproveitamento da solução.


Fase final: testes de qualidade

Normalmente ocorrem em três etapas: a primeira é realizada pelo próprio desenvolvedor, que após implementar cada funcionalidade ou recurso válida se o mesmo está operando conforme os requisitos. Depois temos a etapa da qualidade, que fará diversas verificações e testes gerando a documentação correspondente para o usuário. Por último o teste do próprio cliente que fará o uso dos recursos disponibilizados em base de homologação para assegurar as funcionalidades e o correto funcionamento do sistema.


Após a entrega, é preciso manutenção


Todo sistema precisa estar em constante atualização. Para isso é importante manter ativo o processo de manutenção e evolução das ferramentas desenvolvidas. Além disso, é primordial prestar atendimento e suporte aos usuários, realizando melhorias e possíveis correções que não foram detectadas nas fases de testes e avaliar novas oportunidades que possam ser implementadas dentro de uma organização.


Esperamos que o processo tenha ficado claro para você! Caso contrário estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o processo de elaboração de um sistema.