A possibilidade que a internet ofereceu de compra a venda de produtos revolucionou a forma como os consumidores se relacionam com as marcas. Comprar, passou a não ser necessariamente presencial. Desta forma, o serviço de entrega de uma empresa tornou-se um dos principais canais de contato que as empresas têm com os seus consumidores. Por esta atividade ser ligada diretamente ao cliente, ela se reflete claramente na sua satisfação para com a empresa.

O principal impacto percebido, notoriamente é o atraso nas entregas. A falta de planejamento, problemas internos, liberação de pedidos, má preparo da equipe, são inúmeras as falhas que podem acarretar um atraso na entrega final, ou até mesmo, eventos externos ao negócio podem atrapalhar, o fato é que o consumidor sempre irá associar esta falha ao negócio, dificultando a possibilidade de ele voltar a fazer novas compras. 


Extravios

Extraviar produtos pode ser um dos erros fatais para manchar a imagem de uma empresa na visão dos consumidores. A possiblidade de perda sempre existe, e, portanto, deve ser evitada ao máximo. Quando um produto nem chega ao seu destino final, significa que algum erro grave aconteceu na logística deste produto. Fazer uma avaliação do processo de entregas, neste momento é essencial para evitar que este erro torne e acontecer novamente.


Atrasos

Em muitos casos, o atraso ocorre no período de distribuição das mercadorias. Problemas operacionais acarretam diretamente no tempo final necessário para entrega dos produtos. Por mais que a empresa possua parceiros eficientes nas entregas, elas não conseguem amenizar o atraso originado durante o período de liberação do produto. Ou seja, buscar entender aonde estão os furos que demandam mais tempo é a principal maneira de conseguir enxergar o processo como um todo e quais partes precisam ser melhoradas. 


Falta de informações

Estamos vivendo a era digital, e deixar os consumidores sem quaisquer informações é dar um tiro no pé. Por isso, dê aos seus clientes a possibilidade de acesso a informação. Provavelmente eles ficarão mais satisfeitos e caso haja necessidade de um atendimento, ele será mais efetivo. Para isso ser possível, investir em um sistema eficiente de gestão estoque, logístico e de transportes é bem-vindo.


Como solucionar?


Analise os seus processos

Busque encontrar aonde estão os gargalos de tempo. Como já mencionado, normalmente o despacho do produto é uma das etapas que mais tomam tempo, e por isso, normalmente são as causadoras de atrasos em entregas. Analisar os seus processos pode trazer insights de otimização para alguns processos, tornando-os mais rápidos.


Tenha um sistema de gestão eficiente

Um sistema de gestão eficiente além de auxiliar em diversos processos, estará presente também quando o assunto é entrega. Já durante a construção de um sistema personalizado, será levado em consideração quais passos podem ser automatizados e/ou digitalizados, tornando-os mais rápidos. Consequentemente, este sistema será uma ferramenta que além de otimizar o tempo necessário, apontará aonde estão os gargalos nos processos da empresa. 


Tenha bons parceiros logísticos

Normalmente parceiros logísticos tornam-se mais baratos e eficientes do que ter uma equipe própria para entrega. Desta forma, possuir uma equipe parceira que seja eficiente, pode evitar muita dor de cabeça para a sua companhia. 


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