O sono e o cansaço são a terceira principal causa de acidentes de trânsito

O sono e o cansaço são a terceira principal causa de acidentes de trânsito, atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool e drogas. Dormir pouco na noite anterior, fazer alimentações pesadas antes de pegar a estrada e dirigir no período noturno e por longas horas são situações que aumentam ainda mais o risco de algo grave acontecer.

Segundo o médico Dirceu Rodrigues Alves Júnior (Abramet), o sono e o cansaço afetam três funções essenciais que prejudicam os condutores: a cognitiva, responsável pela atenção, concentração, raciocínio e percepção; a motora, que permite reações adequadas ao que acontece à sua volta; e as sensações de tato, visão e audição. 

Segundo pesquisa divulgada em 2016 pela CNT,  mais de 60% desses profissionais consideram a profissão perigosa. Eles rodam em média cerca de 10.000 km por mês e cerca de 45% já receberam a oferta de algum tipo de droga ou substâncias ilícitas, principalmente em postos de combustível. Além disso, mais de 11% se envolveram em pelo menos um acidente nos últimos dois anos. 

Além disso, a maioria dos caminhoneiros (88,4%) tem conhecimento sobre a Lei do Caminhoneiro, mas 34,7% não estão satisfeitos e não cumprem o tempo de descanso. Os caminhoneiros reclamam também das más condições de infraestrutura de apoio das rodovias. 


Wearable como solução para prevenção de acidentes

Para ajudar os caminhoneiros a rodar com mais segurança e evitar esta situação comum na sua rotina de viagens: o cansaço no volante, a Ford Caminhões desenvolveu uma tecnologia inovadora. Trata-se do "Boné Alerta", que à primeira vista parece um boné comum, mas vem equipado com sensores capazes de interpretar os movimentos de cabeça do motorista e avisa ao detectar que ele está sonolento.

O alerta é feito pela geração de três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro, orientando o motorista a fazer uma parada de descanso antes de seguir viagem. O primeiro passo na criação do acessório foi a realização de um estudo para identificar os movimentos do caminhoneiro relacionados à sua rotina normal de trabalho e os que indicam sono. Essa base de dados depois foi transferida para a unidade central de processamento boné, que funciona conectada a um acelerômetro e um giroscópio para identificar cada tipo de situação.




"A Ford é a primeira montadora a pensar em um 'wearable' (tecnologia de vestir) para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir na prevenção de acidentes. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso de trazer tecnologia embarcada não só nos veículos, mas também em acessórios capazes de facilitar a vida do motorista, e o foco na segurança como prioridade nos nossos investimentos em tecnologia", disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

O Boné Alerta da Ford foi testado durante oito meses por um grupo selecionado de motoristas, por mais de 5.000 km em condições reais de rodagem. Ele também foi apresentado a especialistas da área de segurança de tráfego e estudos do sono, que reconheceram o seu potencial para auxiliar na prevenção de acidentes nas estradas.


Ford conquista o Leão de Prata em Cannes com o Boné Alerta

O prêmio, entregue em Junho de 2018, no Festival Internacional de Criatividade em Cannes, na França - principal evento global da indústria de comunicação e marketing - foi conquistado na categoria Brand Experience & Activation, concorrendo com outras 2.335 peças inscritas.


O protótipo se encontra em fase de testes, com vistas ao processo seguinte de patenteamento e certificação, e ainda não há planos para a sua produção e comercialização no curto e médio prazo. Mas a Ford mostrou interesse em dividir essa tecnologia com parceiros e clientes para avançar no seu desenvolvimento e viabilizar a sua introdução no mercado.




Fontes: