Na era da internet, tudo pode ser encontrado online. A privacidade e a confiabilidade de informações são assuntos importantes no meio empresarial, levando companhias a adotarem métodos organizacionais para proteger suas informações. Por este motivo, conhecer ferramentas que buscam a segurança corporativa e o impedimento de vazamentos acidentais ou a divulgação deliberada de dados, é o primeiro passo.

Para assegurar aos consumidores a segurança de que seus dados não serão vazados - como ocorreu com os usuários do Facebook -  os fabricantes têm oferecido tecnologias mais modernas, com elementos de inteligência artificial e treinamento computadorizado. Os provedores de serviços também estão cada vez mais personalizados. 

Na contramão, os métodos básicos de segurança da informação permanecem os mesmos, mas continuam tendo importância. Sua implantação exige apenas ferramentas integradas ao sistema operacional, que podem ser feitas de forma rápida e simples. Confira algumas opções:

Proteção contra riscos humanos

Do ponto de vista da segurança da informação, a causa mais provável de vazamento interno é o usuário que acessa regularmente os recursos e dados da rede corporativa. O próprio usuário é um ponto fraco da segurança da informação, por isso deve ser orientado da forma correta. Treine seus funcionários, explique sobre o regulamento de trabalho com informações confidenciais. Fale sobre a gravidade das perdas em caso de negligência ou não conhecimento de cada funcionário.

Monitoramento dos direitos de acesso

É preciso realizar uma auditoria para determinar os níveis de acesso e o contexto de trabalho dos usuários com documentos e arquivos. Em pequenas empresas, a compreensão sobre a hierarquia dos usuários e níveis de acesso sempre está ao alcance do administrador de sistemas experiente. O princípio mais importante do monitoramento, seja em um modo "manual" ou automatizado, é a auditoria diária de todos os objetos de acesso. 

Limitação dos direitos de acesso

Quanto menos possibilidades de realizar violações intencionais ou acidentais o usuário tiver, maior o nível de proteção da informação. Por isso, limite o que pode ser acessado. É necessário fazer uma lista das pessoas com direitos legítimos de posse de informações críticas na empresa. A escolha das ferramentas para a limitação dos direitos também é importante para organizar os níveis de acesso. A auditoria e a distribuição de funções devem ser realizadas regularmente.

Criptografia

A criptografia é um método simples e acessível de proteção de informações, garantindo o movimento seguro dos dados dentro da empresa e através da Internet, quando os funcionários enviam informações pela rede, por exemplo, na troca de documentos através do servidor de arquivos ou quando enviam e-mails. Além disso, a criptografia protege contra ameaças físicas, incluindo roubo ou perda de laptops, de dispositivos conectados e mídias de armazenamento externo. Em qualquer uma dessas situações, os dados criptografados serão inúteis aos invasores.

A proteção de informações confidenciais é um processo que depende tanto de métodos organizacionais, quanto técnicos. O treinamento de usuários quanto às regras de segurança da informação é fundamental, bem como o monitoramento, a limitação dos direitos de acesso e a criptografia de dados. A combinação correta dos métodos básicos pode aumentar significativamente a segurança dos dados corporativos e impedir a possibilidade de vazamentos acidentais de dados ou a divulgação deliberada de informações confidenciais.

Sabemos que os dados e informações são o capital mais importante de uma empresa, sendo assim, além de prezarmos pela segurança das mesmas, também buscamos sempre capacitar todos os usuários de nossos sistemas, para impedir que falhas ocorram durante o processo.

Quer manter as informações sensíveis do seu negócio seguras? Entre em contato conosco para saber mais.


*Referências Cio.com.br