O futuro nos negócios pertence as empresas que sabem como se adaptar, e como utilizar a tecnologia a seu favor. A cada ano que se passa, processos e metodologias vêm se aprimorando e se conectando cada vez mais com o auxilio de ferramentas digitais. A tendência é que organizações tradicionais reinventem-se, adaptem-se e transformem-se em organizações modernas e tecnológicas. As áreas de conhecimento estudam e destinam-se a remodelar os modelos de negócio e de consumo das pessoas.

    As empresas do século XXI, carregam um histórico de modernizações e transformações recorrentes desde a revolução industrial. Por mais recentes que sejam, este período histórico possui uma importância sem precedentes, visto que, foi neste momento que o sistema se remodelou e os negócios ganharam uma nova cara: os processos de produções passaram a ser mecanizados e de alta produtividade, substituindo a produção artesanal e de baixos números. A eletricidade, o transporte ferroviário, o telégrafo e o motor a combustão foram algumas das inovações que dispararam a segunda parte da revolução industrial, assim denominada por muitos historiadores.

    As evoluções das empresas revelaram os modelos de produção de alta performance, onde, as constantes modernizações possibilitaram que os processos que já haviam se tornaram mecanizados se modernizassem frequentemente, e, portanto, transformassem em cada vez mais produtivos, tornando as empresas cada vez mais competitivas. Os negócios mais tradicionais e com mais tempo de mercado, foram obrigadas a se remodelar, uma vez que elas foram desenhadas em outros tempos, com outros consumidores, outras leis, e possivelmente outros consumidores. Desta maneira, o mercado de uma forma geral, também acompanha estas transformações, afim de, sempre manter-se atualizado.

    A reformulação dos padrões de consumo, existente atualmente, provoca uma revolução em praticamente todos os setores econômicos. E nesta revolução, constantemente existe uma profunda mudança nos processos organizacionais, estratégias e culturas da empresa. Sendo assim, as formas de gestão e planejamento das empresas precisam ser inovadoras, de modo a superar a cada dia a sua antiga organização. O aumento dos processos de produção, da produtividade em si, e do conjunto de tarefas especializadas que cada produto/serviço necessita, é uma das necessidades que este período deixa cada vez mais evidente aos gestores de empresas.

    No mundo a implantação de processos de gestão inovadores tem impactos cada vez mais evidentes, e não seria diferente no Brasil. Crises econômicas, nascimento de novos negócios, e a busca por soluções cada vez mais sustentáveis provocou consequências sentidas por todos os consumidores. No brasil, inúmeros cursos de aperfeiçoamento para gestão têm atraído cada vez mais empresários, empreendedores, de pequenos e grandes negócios, afim de, aprimorar e se aperfeiçoar a respeito de técnicas e ferramentas para uma gestão eficiente e inovadora.

    O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e acirrado. Desta maneira, o gestor, empresário, empreendedor, deve ter cada vez mais atenção no comportamento do seu consumidor, e em pequenos diferenciais, bem como, processos de gestão inovadores e eficientes.

    Neste contexto, observa-se como uma condição básica para a sobrevivência das empresas a modernização, o que entende-se também como investimento em tecnologia. Ou seja, além de possuir um olhar positivo sobre a implantação de novos conceitos em gestão estratégica, também se faz necessário a modernização e informatização de processos e atividades dentro das organizações. Uma das ferramentas que mais vem ganhando espaço, são os sistemas de gestão personalizados. Construídos inteiramente sob as necessidades do negócio, eles ajudam substancialmente o desempenho, melhorando os processos internos, fomentando a produção e diminuindo o tempo e esforços necessários.

    Contudo, ainda não é difícil de se observar como muitos gestores encaram este investimento como uma despesa, e não percebem a importância da implantação da tecnologia, ou mesmo a inovação dela, dentro da sua própria empresa. Uma decisão errônea, tomada por falta de conhecimento acarretado em receio e outras consequências mais graves para a firma. Este é um erro que apesar de ser comum, normalmente é facilmente reconhecido pelos gestores, quando fazem uma pequena busca de informações sobre a área de tecnologia da informação.

    A gestão moderna leva em consideração o conhecimento coletivo, e trata os colaboradores como participantes ativos de todo o processo. Para que tal feitos sejam efetivos, um sistema de gestão auxilia de forma essencial. O maior desafio deste novo momento é saber utilizar a tecnologia a favor dos negócios e adaptar-se a elas é fundamental.

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