O transporte de cargas é o principal pilar que compõe empresas de transporte, em qualquer região do mundo. No Brasil, este setor representa uma fatia extremamente importante na economia. Segundo reportagem publicada no Estadão (2014), o segmento de transportes terrestres, representa 17,5% do setor de serviços (destaca-se o modal rodoviário), e que consequentemente tem um peso direto no Produto Interno Bruto (PIB) do país. 

No entanto, a indústria de transportes no Brasil vem precisando se reinventar, e não é pouco. Falta de investimento em rodovias, equipamentos e técnicas ultrapassadas, escassez de modais disponíveis e também a grande distância territorial do país influenciam nesta necessidade de renovação.

Segundo Wanke (2006), apesar do serviço de transporte e armazenagem serem umas das atividades que mais contribuem para o faturamento em operações logísticas, eles são serviços de maior valor agregado. Ainda segundo o autor, os principais entraves para o crescimento deste setor são: contratação e manutenção de pessoal qualificado, uma vez que, para uma integração de todas as informações e das diferentes atividades que compõe este setor, um maior nível de escolaridade é fundamental. 

Estamos vivendo a era da globalização, e este setor de serviços não poderia ficar de fora. Aliados aos sistemas de comunicação inteligentes, o setor de transportes pode atingir um patamar onde, as distâncias e tempo necessário sejam encurtados. Além de, facilmente reduzir custos, poluição e tempo percorrido. A globalização permitiu que, a troca de informações (em muitos casos em tempo real), vários pontos e unidades de transporte estejam interligadas, trazendo mais segurança e eficiência para as empresas.

O continente Europeu é um modelo que pode servir de inspiração para o futuro do transporte em todo o mundo. Este continente possui o que é considerado a melhor rede de transportes do mundo. Maciços investimento no sistema de ferroviais, possibilita o tráfego de trens por todos os países. Além disso, o sistema hidroviário é altamente moderno, e utilizado em larga escala, transportando uma enorme quantidade de cargas anualmente. Portos fluviais e marítimos também se destacam como os mais importantes do globo. 


O que temos a aprender com o setor de transportes da Europa?


Integração. É possível observar nesta breve descrição acima, de como a integração é importante. E neste sentido, não nos referimos apenas a integração de modais, mas também a integração de informações. Sistemas de acompanhamento em tempo real, sistemas de gerenciamento e planejamento de rotas, sistemas de gerenciamento de logística de estoques, são alguns dos exemplos de como a integração das informações podem causar impactos positivos a curto prazo e com baixos investimentos para as empresas. 


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Referências: 


Wanke, Peter, and Paulo Fernando Fleury. "Transporte de cargas no Brasil: estudo exploratório das principais variáveis relacionadas aos diferentes modais e às suas estruturas de custos." Estrutura e dinâmica do setor de serviços no Brasil. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2006): 409-64.


O transporte rodoviário e a estagnação da economia, 2014. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-transporte-rodoviario-e-a-estagnacao-da-economia-imp-,1591542. 


Economia da Europa, 2017. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Europa#Recursos_minerais_e_transportes. Acesso em 09/08/2017.