Fala-se muito sobre as diferenças de estratégias de empresas que se direcionam para clientes B2B e empresas que se direcionam para clientes B2C. Mas como efetivamente isso influência quando o seu sistema de gestão é construído?

O modelo de negócios B2C é bastante voltado para um atendimento preferencialmente presencial. Quando este não acontece, atendimento via telefone passa a ser a segunda melhor ferramenta para atendimento. Já para empresas que atendem a outras empresas, o usuário é visto com outra companhia, que também precisa otimizar o seu tempo, e portanto, automatizar processos é uma possibilidade que trará bastante vantagem competitiva no mercado. Isso quer dizer que: negócios que atendem a outros negócios precisam ser os mais rápidos, eficientes e automatizados possíveis.


Vamos ao que interessa: Como e para quem você vende o seu peixe? E como isso influencia no sistema que você utiliza?


Entender quem é o seu público é fundamental. Através de um diagnóstico de mercado e pesquisa sobre o comportamento do seu consumidor. Conhecer o seu público é a melhor ferramenta para conseguir além de resolver os seus problemas, fidelizá-los. Um consumidor suscetível a fidelizar a sua marca, além de ser um termômetro para a sua marca ele é um propagador de boca a boca da sua empresa. 


De acordo com artigo publicado na Revista Exame (2017) ?Segundo pesquisa realizada pela agência de comunicação Edelman, 78% dos consumidores acham importante que as marcas escutem e respondam com atenção seus consumidores. Mas apenas 17% sentem que as marcas prestam atenção de verdade?. Ou seja, seus consumidores querem ser ouvidos. Você está fazendo isso?


As diferenças entre os modelos de negócio B2B e B2C, influenciam diretamente no comportamento da empresa. Uma vez que, se o seu negócio trabalha diretamente com outras empresas, ela precisa ter uma metodologia e cultura de trabalho voltada para conseguir atender efetivamente outro negócio. Além de se diferenciar por seu público-alvo, empresas B2C também são moldadas através de outras estratégias, que normalmente são permeadas pelo comportamento dos seus consumidores.  


Modelo de negócio, planejamento estratégico, canais de comunicação e posicionamento da companhia são construídos de acordo com o público que buscasse atingir. E neste sentido, um sistema de gerenciamento também é direcionado de acordo com o público que será atendido por aquela empresa. Ou seja, no momento em que um sistema personalizado é construído, entender quem é o público também é fundamental. 

Aqui na DotSE os projetos de desenvolvimento de sistemas personalizados buscam entender a fundo a sua empresa, e isso inclui entender também quem é o seu público, pois assim, conseguimos construir um sistema que seja mais eficiente possível. 


Quer saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio? Entre em contato, um de nossos atendentes vai até você! 



Referências: 


Por que é importante conhecer os consumidores de sua marca? Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/por-que-e-importante-conhecer-os-consumidores-de-sua-marca/